Uma das igrejas mais antigas da região, foi construída por volta de 1678 e concluída em 1717, pelo capitão Luiz Alberto Gago de Câmara, em terras de sua propriedade, na antiga Fazenda de Piratininga. Entre os poucos documentos históricos existentes sobre o templo está um texto do padre Francisco Lopes Xavier, datado de 1726, que a descreve como "uma capela de taipa de pilão, de altar, sacristia, púlpito e pia batismal".

Situada a meio caminho entre Piratininga e Itaipu, a Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso está implantada no alto de uma colina arborizada, outrora às margens da Lagoa de Piratininga. Trata-se de um exemplar da arquitetura religiosa rural da segunda metade do século XVII, com características das igrejas conventuais contemporâneas, numa mistura de arcaísmos maneiristas e prenúncios da barroquização.

Sua construção foi feita em sucessivos períodos, contendo, hoje, técnicas mistas de construção - taipa de pilão (outrora mencionada pelo Padre Xavier) e alvenaria de pedra e cal - apresentando, ainda, cercaduras de granito e telhas capa-e-canal. A Igreja, de planta compacta, possui nave única despojada precedida por uma galilé* de três arcos. No interior, pode-se observar um púlpito, com acesso pelo lado externo da nave, solução típica das capelas do entorno da Baía de Guanabara. Sua capela-mor, pouco profunda, liga-se lateralmente à sacristia.

A fachada principal é de composição pesada, com uma proporção de cheios maior que os vazios - tão característica da arquitetura seiscentista. É constituída pelos três arcos da galilé, encimados por duas pequenas janelas do coro. À direita da edificação vê-se a torre sineira única, coroada por três pesados coruchéus. O frontão demonstra o início do Barroco, com suas volutas e contra-volutas de aparência sóbria e contida.

Até 1855, o templo possuiu um cemitério em anexo onde foram sepultados vários proprietários das redondezas de Piratininga. Em 1891 a capela foi transferida pelo governo do Estado à Cúria Diocesana do Rio de Janeiro, passando a pertencer ao Bispado de Niterói a partir de sua criação, dois anos depois.

Por sua importância histórica e arquitetônica, a Prefeitura Municipal tombou a Igreja, situada à Rua José Eugenio 57, Piratininga, por meio da Lei n°.1078/92 (Processo n° 110/0030/91), em 12 de junho de 1992.

*Galeria que antecede o portal de uma igreja.


Fonte: "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela FAN/Niterói Livros em 2000.


Fotos recentes de Leo Zulluh



Tags:






Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...