Tombamento estadual em 06/09/1990
Processo INEPAC E-18/000.164/89

Entre a Av. Ernani do Amaral Peixoto e a Rua Dr. Celestino - Centro

Na gestão do prefeito Feliciano Pires de Abreu Sodré, de 1911 a 1914, surgiu a ideia de construir, no centro de Niterói, uma praça que reunisse as principais sedes do Governo do Estado, em prédios modernos.

Sodré e o governador Oliveira Botelho promoveram o projeto de obras de embelezamento e urbanização da área conhecida como "Campo Sujo" para dar lugar ao "Centro Cívico". A partir do aterro do antigo Campo Sujo, com o desmonte do morro ao lado, construiu-se a Praça D. Pedro II. Em 1927, a praça foi reinaugurada como Praça da República. No centro da praça ergue-se o Monumento à República, monumento criado e executado pelo escultor fluminense José Otávio Correia Lima, então diretor da Escola Nacional de Belas Artes.

Monumento à República, obra de José Otávio Correia Lima
O projeto do conjunto de prédios foi encomendado ao engenheiro francês Émile Dupuy-Tessain, que contou com o auxílio do arquiteto e pintor italiano Pedro Campofiorito. Dupuy-Tessain dominava os estilos históricos, tais como os classificava o ecletismo, na versão Belas Artes do final do Século XIX. Quando voltou à sua pátria com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, recomendou Pedro Campofiorito para dar continuidade às obras dos diversos palácios. A Câmara Legislativa, o Fórum, o Liceu e a Polícia do Estado viram suas novas sedes inauguradas entre 1917 e 1919, sendo a Biblioteca Pública do Estado, inteiramente a cargo de Pedro Campofiorito, construída mais tarde e inaugurada em 1935, dez anos depois da Praça propriamente dita.

Leia a biografia de Pedro Campofiorito

Em 1970, o governador Geremias de Mattos decidiu construir no local o Tribunal de Justiça do Estado, que nunca foi concluído. A partir de 1978, houve grande mobilização da sociedade fluminense para a reconstrução da praça. Em 1989, o Governo do Estado determinou a implosão do esqueleto do prédio e a reconstituição da praça na sua forma original, sendo reinaugurada em 4 de dezembro de 1889.

Tombamento

O tombamento visou preservar o caráter das edificações, bem como as significações culturais da praça, construída no centro da antiga capital do Estado, de forma a conservar não só a arquitetura como a escala, a expressão e o ambiente urbano do conjunto cívico. Trata-se de raríssimo caso em que o ecletismo belas-artes - no caso, a combinação imaginosa de traços de diferentes arquiteturas históricas - ultrapassa os temas individuais de cada prédio, para articular-se na linguagemem que dialogam todos entre si.

É assim que, por exemplo, as próprias cores originais das alvenarias acentuavam a homenagem de cada construção à sua finalidade ideal de uso: Justiça, República, Literatura, etc. Sabe-se que o ocre da Itália alude, no Fórum, ao Direito Romano, e o azul Nattier da Biblioteca, àc ultura francesa, assim como o colorido figurado dos tijolos aparentes entre cunhais na sede da Polícia remeteria às típicas cavalariças inglesas da época.


Monumento à República


Câmara Municipal


Biblioteca


Fórum












Publicado em 25/09/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...