Tombamento estadual
Processo INEPAC E-03/33

Praia de Icaraí - Icaraí

A pedra, sobre a qual teceu-se a lenda do amor entre o guerreiro índio Cauby e sua amada Jurema, formava originalmente uma fina parede projetada da encosta do morro sobre a praia das Flexas e esculpida pela erosão natural. Atualmente isolada da costa, forma com a Pedra do Índio e a Ilha dos Cardos uma forte referência de identidade cultural na paisagem da orla de Niterói, voltada para a baía de Guanabara.

Trata-se de um monumento natural localizado entre Icaraí e Ingá, sob a designação indígena de Itapuca (pedra furada) por haver tido, em sua forma original, um túnel natural.

A pedra foi parcialmente demolida por ordens do Presidente da Província, Conselheiro Pedreira, para dar prosseguimento ao Plano de Arruamento de 1840-1841, criando uma comunicação direta entre os bairros do Ingá e Icaraí.

A atual imagem de Itapuca aparece largamente reproduzida. O Tesouro nacional fez ensaios com a imagem da pedra em papel-moeda no valor de duzentos mil réis. A mesma imagem foi escolhida pelo Barão do Rio Branco para seu ex-libris. Também apareceu reproduzida em selos do Correio postos em circulaçõ em 2 de abril de 1945. Em 1907, foi escolhida também para figurar no timbre da nova entidade de lojas maçônicas de Niterói, denominada Novo Grande Oriente do Brasil.

A imagem da "pedra furada" é apenas conhecida por meio de pinturas atribuídas a Julius Mill e Antonio Parreiras.

Conheça a Lenda de Itapuca, de Alvarus de Oliveira
Leia também: Itapuca, por Joaquim Norberto de Souza e Silva

Fotos recentes de Leo Zulluh



Pedra de Itapuca, por DDP-FAN

Entre os anos de 1849 e 1850, foi realizada uma subscrição pública para o desmonte do túnel da Itapuca. Segundo o historiador Carlos Wehrs, a população do Ingá e de Icaraí queria o desmonte do túnel para facilitar a ligação entre os bairros, que só era possível durante a maré baixa.

Como isso ocorreu antes da invenção da dinamite, em 1862, restou a Pedra da Itapuca, cujo nome justamente, segundo Luís Antônio Pimentel, significa "pedra furada" (Ita = pedra + puca = furada). Não há registro fotográfico, mas a pedra restante passou a alimentar a imaginação de poetas, cronistas e artistas.

A Pedra estampou o ex-libris do Barão do Rio Branco e este ex-libris tornou-se selo dos Correios em 1945. Estampou, também, notas de 200$000 (200 mil-réis, aproximadamente R$ 600,00 hoje). Além disso, a Pedra tornou-se símbolo de nossa cidade, passando a ornar, com lugar de destaque, o brasão da cidade.

Nas imagens, cédulas de 200$000, retiradas dos Anais do Museu Histórico Nacional, edição de 1949; reprodução de selo comemorativo ao centenário de nascimento do Barão do Rio Branco; foto de Manoel Fonseca, na década de 1940, de um quadro atribuído a Moisés Nogueira representando a interpretação do artista da Pedra antes da demolição do arco e foto de Marc Ferrez, feita entre 1875 e 1908, da coleção que Marc Ferrez vendeu ao Banco Central para estampar notas de mil-réis.











Publicado em 12/11/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...