Tombamento estadual em 26/01/1983
Processo INEPAC E-03/18.213/78

Entre a Av. Ernani do Amaral Peixoto e a Rua Dr. Celestino - Centro

Em 1924, sob direção do engenheiro Pio Borges de Castro, foi proposta a construção de um suntuoso monumento denominado Triunfo da República. O monumento, concebido por José Otávio Correia Lima, então Diretor da Escola Nacional de Belas Artes, é composto de embasamento com escadaria onde se encontra a escultura "Alegoria à República". Esta constitui-se de uma biga romana puxada por dois cavalos em posição de galope, conduzida por uma mulher que traz na mão direita um ramo de louros.

Monumento à República, obra de José Otávio Correia Lima
Encontramos, ainda, dois guarda-corpos sobre os quais figuram as estátuas de Quintino Bocaiúva, Benjamim Constant e Silva Jardim. O capitel do pedestal é ornamentado por pequenas placas de bronze com o nome de cada um dos municípios do Estado, encobrindo os nichos contendo porções de terra daqueles municípios.

Na década de 1970, o monumento foi desmontado e em seu lugar ergueu-se a estrutura de um edifício para abrigar o Tribunal de Justiça do Estado, que não foi concluído. Em 1989, o Governo do Estado determinou a implosão do prédio e a reconstituição da praça com seu monumento, sendo reinaugurada em 4 de dezembro do mesmo ano.











Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...