Tombamento estadual em 26/01/1983
Processo INEPAC- E-03/18.213/78

Praça da República - Centro

O Fórum é um dos edifícios que compõe a ambiência da Praça da República.

Na gestão do prefeito Feliciano Pires de Abreu Sodré, de 1911 a 1914, surgiu a ideia de construir, no centro de Niterói, uma praça que reunisse as principais sedes do Governo do Estado, em prédios modernos. Foram assim construídos a Assembleia Legislativa, atual Câmara Municipal de Niterói, o Palácioda Justiça, onde hoje funciona o Fórum de Niterói, e a Biblioteca Pública. No entorno imediato desses prédios, o Liceu e a sede da Polícia Estadual completam o conjunto cívico.

Em 1913, foi aberta a concorrência para a construção dos edifícios que comporiam o centro cívico no então "Campo Sujo". O arquiteto Heitor de Melo ofereceu o menor preço e, em 1914, assinou contrato com o governo estadual para a construção dos edifícios projetados pelo engenheiro francês Émile Dupuy-Tessain. Quando este voltou à sua pátria com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, recomendou seu assistente, o italiano, Pedro Campofiorito para dar continuidade às obras dos diversos palácios. O projeto sofreu várias interrupções, mas o Tribunal de Justiça abriu as portas em 7 de julho de 1919, ainda inacabado, e foi concluído em 1926.

Leia a biografia de Pedro Campofiorito

A edificação é compacta e possui linhas clássicas com dois pavimentos, cujas fenestrações se distribuem de forma simétrica. O térreo apresenta vãos em arco e, no segundo pavimento, as aberturas são encimadas por verga reta. O imóvel é encabeçado por platibanda ornada por frisos e estatuetas. O corpo central projeta-se sobre o plano da fachada e é composto por grandes portas ladeadas por colunas jônicas no segundo pavimento e dóricas no primeiro. O colorido ocre da alvenaria enfatiza a invocação acadêmica do Direito Romano.

O conjunto de prédios públicos foram implantados em torno da antiga praça Pedro II, cujo nome foi mudado para praça da República em 1927. O tombamento visa preservar o caráter das edificações, bem como as significações culturais da praça, construída no centro da antiga capital do Estado, de forma a conservar não só a arquitetura como a escala, a expressão e o ambiente urbano do conjunto cívico.










Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...