Em 1964, o antigo Estado da Guanabara criou a Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico -DPHA, órgão que originou, a partir da fusão deste com o antigo Estado do Rio de Janeiro, em 1975, o atual Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC.

Em âmbito regional, ao longo desses anos, o INEPAC vem garantindo a preservação do patrimônio cultural no Estado do Rio de Janeiro. Através do tombamento estadual, foram protegidos importantes exemplares arquitetônicos, marcos simbólicos da história da formação e desenvolvimento do poder político e da economia fluminense, bem como da presença da igreja na constituição da estrutura social das cidades. Assim, são tombados pelo INEPAC importantes prédios dos poderes executivo, legislativo e judiciário em várias cidades, fazendas de café, antigas industrias e inúmeras igrejas.

Muito do patrimônio preservado de Niterói, que como antiga capital do Estado é rica em monumentos históricos, deve-se à atuação do INEPAC, que tombou importantes exemplares da arquitetura, como: a Agência Central dos Correios, o conjunto arquitetônico da Praça da República e a igreja de São Sebastião de Itaipu. Também importantes monumentos naturais como as Pedras de Itapuca e do Índio e o Canto Sul da Praia de Itaipu, onde se situa uma tradicional colônia de pescadores, são hoje tombados.





TOMBAMENTOS POR INSTÂNCIAS DA FEDERAÇÃO










Publicado em 25/09/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...