O que são as APAUs?

O Plano Diretor de Niterói (Lei 1157/92) define a Área de Preservação do Ambiente Urbano (APAU) como “aquela que testemunha a formação da cidade e cujo significado se identifica ainda com a escala tradicional, devendo, por essa razão, ter protegidas e conservadas as principias relações ambientais dos seus suportes físicos, constituídos pelos espaços de ruas, praças e outros logradouros, bem como a volumetria das edificações em geral, e, ainda, para a qual deverão ser criados mecanismos de estímulo para atividades típicas ou compatíveis com objetivos de revitalização destas áreas, preservando e estimulando seus aspectos sócio-econômicos e culturais.”

Nessa perspectiva, a APAU consiste em um instrumento legal municipal, através do qual procura-se salvaguardar os lugares representativos da cultura local.

Leia mais ...


Quais são as APAUs?

Clique para ampliar
O Plano Diretor de Niterói (Lei 1157/92) criou as três primeiras Áreas de Preservação do Ambiente Urbano (Centro, São Domingos – Gragoatá - Boa Viagem e Ponta d’Areia) e indicou para criação futura as Áreas da Igreja de São Lourenço dos Índios e do Ponto Cem Réis. As primeiras foram regulamentadas em 1995 pela Lei 1451 e a listagem dos imóveis de preservação foi definida no mesmo ano, através da Lei 1446, sendo ambas as leis revogadas e substituídas pela Lei 1967 de 2002 que dispõe sobre o Plano Urbanístico da Região das Praias da Baía. Em 2005, o Plano Urbanístico da Região Norte (Lei 2233) criou e regulamentou a quarta APAU (São Lourenço), bem como listou os imóveis de preservação. Como mencionamos, cada APAU configura um lugar específico com suas singularidades físicas e vivenciais. Apresentamos a seguir um breve histórico e caracterização de cada uma delas.

Leia mais ...


Os Imóveis nas APAUs

Em 1991, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo realizaram o levantamento de 7.700 imóveis existentes nas APAUs do Centro; Ponta d’Areia; São Domingos – Gragoatá – Boa Viagem e identificaram aqueles de interesse de preservação (cerca de 50%).

Mais adiante, em 2004, as referidas Secretarias realizaram o mesmo tipo de trabalho na APAU de São Lourenço.

Leia mais ...








Publicado em 12/11/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...