Em 2012, a Secretaria de Cultura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, inaugurou, no bairro de São Domingos, o Museu de Arte Popular Janete Costa, reformando as ruínas de um centenário prédio localizado na rua Presidente Domiciano. Desde os anos 1920, funcionava ali o "Ideal Hotel", cuja inauguração, em março de 1922, registramos aqui, com a ajuda das revistas "Fon Fon" (imagens) e "A Rua" (texto).

    A inauguração do Ideal Hotel - Semanário "A Rua", em 13 de março de 1922

    O Sr. Nicoláo Brandi, ex-proprietário dos acreditados hotéis "Miramar" e "Icarahy Both Hotel", acaba de montar, à rua Presidente Domiciano, 178, em Niterói, um importante hotel, que ontem inaugurou às 15 horas, com a maior solenidade. Magnificamente situado, com vinte quartos e salas mobiladas com o maior gosto e conforto, está o novo hotel com banheiros e instalações sanitárias excelentes, apto a acomodar o mais exigente freguês.

    O ato de inauguração, que foi bastante concorrido, teve início com a benção do prédio e suas dependências, o que foi feito pelo Vigário João Xavier Pinto de Carvalho, seguindo-se uma visita geral a todo o estabelecimento por todos os presentes, que só tiveram palavras de elogios para a sua magnífica instalação.

    O novo hotel, que tem salas de música, de leitura e recepção, possui lindos jardins e presta-se, pela sua localização para os que precisam de banhos de mar pela proximidade das praias dos Flexas, Boa Viagem e Vermelha, dando o prédio, fundos para a bela praia da Boa Viagem.

    Para maior garantia dos que ali irão residir, o proprietário reside com sua família no hotel, caprichando na alimentação que é variada e abundante.

    Após a visita ao edifício, foi servida uma abundante mesa de frios doces e bebidas, usando da palavra, ao champagne, o nosso companheiro dr. Venâncio Cavalcanti, que em nome de "A Rua" e de "O Estado", saudou ao senhor Brandi pelo melhoramento com que acabava de dotar Niterói, montando um dos melhores hotéis que ali se encontra, vindo assim preencher uma falta que há multo se fazia sentir a esta capital fluminense.

    Terminamos por desejar todas as prosperidades, não só ao Ideal Hotel, como ao senhor Brandi e a sua digna esposa. Falou em seguida o negociante sr. Cândido de Miranda e Souza, que, em nome de um grupo de comerciantes amigos ali reunidos, desejou ao senhor Brandi todas es felicidades de que é digno. O anfitrião agradeceu em ligeiras palavras as manifestações de estima de que acabava de ser alvo.

    Ao ato de inauguração do "Ideal Hotel" compareceram várias famílias, comerciantes, jornalistas e vários cavalheiros da melhor sociedade fluminense.










Publicado em 15/06/2021
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói no Museu Janete Costa De 03/07 a 05/12
Museu Janete Costa abre a nova exposição "Tudo que move é sagrado" Até 27 de fevereiro de 2022