A exibição se destaca por suas cores e formas vibrantes trazendo vida, esperança e alegria

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) será contemplado, a partir de 10 de junho, com a exposição "Todas As Cores", de Tomaz Viana, também conhecido como Toz. Serão mais de 20 trabalhos inéditos e uma intervenção no pátio externo que abordam múltiplas perspectivas do personagem central da exposição, que fica em cartaz até 30 de julho.

Toz vem espalhando alegria e cores pela cidade do Rio de Janeiro desde a década de 90 e em sua trajetória criou uma famosa família de personagens que mistura referências do graffiti, da animação e dos mangás japoneses com suas ideias particulares. Seu personagem O Vendedor de Alegria será o epicentro da exposição e representa uma realidade alegre, cheia de vida e alto astral, inspirado nos vendedores ambulantes que circulam pelas praias brasileiras.

Sua arte ganha vida em telas, esculturas, painéis e muros ao redor do mundo e faz referências claras às estamparias de tecidos populares no Mercado Modelo e à profusão de cores da Baixa do Sapateiro de sua infância em Salvador. A mostra "Todas As Cores" se destaca por ter boas vibrações e energias e espalha esperança e alegria ao atual cenário.

A exposição tem curadoria de Camila Ferreira e acontece do dia 10 de junho a 30 de julho. A abertura será no sábado (10) e contará com shows de MC Marechal e DJ Tamy, das 14h30 às 17h. Em sábados alternados, Toz conduzirá visitas guiadas pela mostra.

Mais sobre Toz

O traço inconfundível de um dos artistas urbanos mais atuantes do Rio de Janeiro, Tomaz Viana, conhecido como Toz, estampa e projeta alegria e cores na cidade do Rio de Janeiro desde a década de 90.Toz é baiano mas vive há anos no Rio de Janeiro. É formado em Design, e vem assinando sua arte impactante pelas paredes e muros, incluindo um painel de 30 metros na Rua Sacadura Cabral, e o muro do Hotel Marina, no Leblon. Toz transpôs sua obra para as telas, esculturas e instalações, e já realizou uma série de exposições individuais.

Em 2013, além de ter participado da sua primeira feira de arte internacional, a Brazilian Art Fair, em Miami, também lançou um livro compilando seus principais trabalhos. Em 2014, realizou sua primeira mostra institucional individual "Metamorfose" ocupando o Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, abriu sua primeira individual internacional, em Paris, com a Instalação "Vendedor de Alegria". Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de graffiti indoor em Nova York e Hong Kong.

Mais sobre MC Marechal

MC Marechal se consagrou um dos melhores MCs do Brasil nas batalhas de rimas pela Lapa, no começo dos anos 2000. No momento de maior efervescência da cultura Hip Hop nesta região. Conhecido por uma levada e lírica única, Marechal foi precursor no que se chamava de "Rap Underground" no Brasil. O artista está presente nos mais relevantes festivais de música pelo Brasil, com 20 anos de carreira, é representante da Cultura Hip Hop e Música de Mensagem.

Mais sobre DJ Tamy

Tamy é DJ, comunicadora e cria da Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde pequena demonstrou interesse pela música e aos 19 anos deu início aos seus estudos de discotecagem na oficina de DJs da Central única de Favela (CUFA). Hoje é um dos principais nomes da black music carioca. A DJ é precursora do movimento "black pop" – que visa mostrar para o público uma pesquisa eclética da black music, passando pelo R&B, rap, pop e hip hop.


Serviço

Exposição: Todas as Cores - Toz Viana
Data: Abertura, quarta-feira, 10 de junho de 2023
Visitação: De Terça a domingo, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 16 (Inteira); R$ 8 (Meia)
Vendas: Pelo site bit.ly/ingressoMACniteroi
Gratuidades: Estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), crianças de até 7 anos, pessoas com deficiência, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas moradoras ou nascidas em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Local: MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói


Tags:






Publicado em 01/06/2023

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA