O grupo Comrua Companhia de Dança foi fundado por Rodrigo Pires em 1998, com o objetivo de evidenciar o rico cenário de dança de Niterói. Atualmente, é formado por mais de 30 bailarinos de várias cidades do estado do Rio de Janeiro e sempre apresenta anualmente um novo repertório, cuja produção é desenvolvida em um período de 4 a 6 meses. Os trabalhos que sempre levaram ao público têm como marca a permanente reflexão do processo histórico e dos elementos fundamentais que formam a identidade da nação brasileira.

Além de promover apresentações em importantes centros culturais e prestigiados eventos e festivais, o grupo também realizou muitas apresentações gratuitas em locais públicos e abertos. Das mais de 40 localidades visitadas pelo grupo, muitas destas foram no interior do país, a fim de levar suas criações à população que habitualmente possui pouco acesso à cultura.

A Companhia já tem em seu currículo, em suas décadas de atuação, mais de 2000 apresentações em todo o território nacional, além de ter realizado projeções internacionais de seu trabalho. Chegou a se apresentar quatro vezes consecutivas no Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes dentro do âmbito cultural brasileiro, e foi reconhecida pela crítica especializada como um dos mais importantes veículos de divulgação da cultura e da dança do país, recebendo mais de 50 prêmios ao longo de sua extensa trajetória.

Vale ressaltar que, apesar do grande sucesso e da fama conquistada, o grupo nunca se acomodou. Sempre manteve o discurso de enfrentar novos desafios, mobilizando-se em prol de ações de inclusão e perseguindo o caminho da cidadania, além de sempre buscar promover a democratização do acesso à cultura e a formação de novas plateias. Anualmente, seu compromisso foi sendo renovado por ações sistematizadas em projetos integrados de educação e socialização, demonstrando que transformações necessárias e duradouras também são resultados de todo este processo criativo.





CLIPPING


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...