Nomes como Carlinhos Leite e Jonas do Cavaquinho representaram a cidade no cenário internacional do Choro ao participarem da formação original do Conjunto Época de Ouro, ao lado de Jacob do Bandolim. Em outro momento, surgiram nomes como Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes, Rogério Souza e Márcio Hulk e tantos outros. Recentemente, nomes da nova da geração de chorões da cidade, como Paulinho Bandolim e Leo Fernandes, também vêm compondo novas obras mostrando que o Choro em Niterói vem se renovando. Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói é um movimento criado com a ideia de incentivar a disseminação deste que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Em sua inauguração, contou com a presença dos músicos Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão), Diogo Barreto (pandeiro), Phelipe Ornellas (cavaquinho), Eduardo Jones (cavaquinho), Marcílio Lopes (bandolim), Wellington Krepke Duarte (violão de 7 cordas) e Denise Coimbra (violão), entre outros.

Durante quatro meses, o Clube do Choro de Niterói promoveu uma roda de choro semanal, sempre às segundas-feiras. Na época, o local escolhido para esses encontros foi a famosa Praça da Cantareira, em parceria com o bar Mãe D'Água, e foi criado um blog para divulgação de informações das rodas, que era atualizado semanalmente com os registros de cada edição.

Atualmente, o Clube do Choro de Niterói está de casa nova, com a parceria da Prefeitura de Niterói, através da FAN e da SMC, onde se apresentam uma vez por mês na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, localizado no centro da cidade.



Tags:






Publicado em 01/11/2014

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...