Concurso de filmes digitais aberto para o Brasil e países de língua portuguesa

O Festival Celucine de Micrometragens, resultado do convênio entre a Fundação de Arte de Niterói e o Ministério da Cidadania, chega à cidade em sua oitava edição, consolidando sua posição como um dos principais polos de divulgação da produção digital nacional em formatos alternativos. Seus principais objetivos são estimular a criatividade, a experimentação, a produção e a realização audiovisual de filmes brasileiros dedicados às novas mídias e novas tecnologias digitais que temos a serviço da arte e da cultura.

As inscrições estão abertas de 15 de abril a 14 de julho. Os participantes devem inscrever projetos audiovisuais entre 30 segundos e 3 minutos de duração, gravados em plataformas digitais como celulares, tablets e câmeras.

As categorias são melhor documentário, melhor ficção ou melhor animação. A novidade da edição é a categoria Teen, voltada para filmes realizados por jovens com idade entre 13 e 16 anos). Os prêmios especiais serão concedidos pelos parceiros: Fundação de Arte de Niterói, Canal Like e Canal Brasil.

O Prêmio “Niterói Cidade do Audiovisual” irá selecionar o melhor filme que retrate NITERÓI através de sua arquitetura, meio ambiente e história. Em parceria com a Sociedade Fluminense de Fotografia, o premiado receberá uma (01) bolsa no Curso Fundamental de Fotografia.

Além da mostra virtual competitiva de filmes, o Festival promove uma mostra física com os melhores filmes das edições anteriores, que será realizada no IACS (Instituto de Arte e Comunicação Social); já na Biblioteca Parque, a programação conta com a realização de um workshop no dia 5 de junho, com dicas e dinâmicas que poderão inspirar e ajudar os participantes no desenvolvimento de novos projetos, e também com a Cabine Celucine, onde todos os filmes das edições anteriores estarão disponíveis para serem assistidos.

Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de agosto, na cerimônia de premiação no Cine Arte UFF. O Júri oficial desse ano será formado pelos atores e apresentadores do Canal Like Maytê Piragibe e Hugo Bonemer, e pela cinéfila e apresentadora Renata Boldrini.

O regulamento, o link para o formulário de inscrição e outras informações podem ser acessadas no site ou na fanpage do Festival Celucine.

Serviço
Mostra IACS
Instituto de Arte e Comunicação Social - UFF
28, 29 e 31 de maio, às 17h

Workshop
Biblioteca Parque de Niterói
Dia 05 de junho, às 14h

Cabine Celucine
Sala Audiovisual da Biblioteca Parque de Niterói
A partir de 5 de junho

Workshop
Sociedade Fluminense de Fotografia
Dia 28 de junho, às 17h

Workshop
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Dia 03 de julho, às 10h e às 15h30


Tags:






Publicado em 02/07/2019