O projeto Palco Cultura Niterói convida na quinta-feira, dia das crianças, às 20h, no Shopping Itaipu Multicenter, para o show de lançamento do CD Catavento, primeiro trabalho musical do renomado fotógrafo Gustavo Stephan. Com influência de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Bia Bedran, Palavra Cantada, Beatles, Bach entre outros, o projeto traz 12 canções voltadas para o público infantil. O evento acontece na Praça principal do Shopping com entrada franca.

Clique para ampliar
Com 3 décadas dedicadas ao fotojornalismo e à música de forma bissexta, Gustavo Stephan se inspirou no nascimento de seu segundo filho, para formatar de forma definitiva um trabalho que já desenvolvia há muitos anos. "Catavento" tem como foco trazer para as crianças, pequenas e grandes, canções divertidas, estimulando a curiosidade, a inteligência, o afeto e as percepções do rico universo infantil.

– Comecei a fazer músicas infantis por influência de um amigo, o Paulo Chaffin, que também foi o meu primeiro professor de fotografia, em 1986. Na verdade, as composições musicais e as minhas fotografias nasceram juntas. Sou fotógrafo profissional, mas nunca deixei de fazer música. Tenho cerca de 80 composições e quase metade delas são infantis. Em 1990, ano em que minha filha Júlia nasceu, fui fazer um trabalho de fotografia na Escola Miraflores, e acabei sendo convidado para dar aula de música. Levei as crianças para a biblioteca, projetei minhas fotografias, toquei violão e pedi às crianças que pintassem suas interpretações das músicas e fotos. A escola gostou do trabalho e me contratou. A Catavento, que é outra escola de Niterói, soube do projeto e me convidou também. Acabei trabalhando quase um ano nas duas escolas e, inspirado por aquele universo infantil e também pela paternidade, fiz quase 20 músicas – diz Stephan, lembrando que desde criança tem interesse pelas duas atividades.

Clique para ampliar
No CD, apenas duas canções não são 100% autorais: "Fardo de Carinho" e "Tempestade" são poemas da escritora Roseana Murray, transformados em músicas por Stephan.

– "Sandalinha" é o meu maior sucesso, várias pessoas aprenderam a tocar e, recentemente, teve uma versão em Galego do amigo Sérgio Tannus. Por isso, é a música de abertura. "Catavento", que dá nome ao CD, era uma canção inacabada, que terminei embalando o meu filho Caetano, que nasceu 20 anos depois – conta.

– O CD é voltado para a criança pequena, mas acabou agradando os adultos, e a Bia Bedran fala sobre isso na apresentação do CD. Nunca gostei de música infantil que não valorizasse a inteligência da criança, temos que acreditar nas suas percepções – afirma o compositor.

(As pas retioradas do blog "Quem Coruja", de Marta Paes.


Tags:






Publicado em 01/10/2017