Evento terá duração de três dias, de 13 a 15 de abril

Samba, rock, pop, MPB, funk, carnaval... O mix musical se traduz no Viradão Carioca que, este ano, pela primeira vez, terá uma extensão em Niterói. De sexta a domingo que vem, a praça do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, receberá as atrações, em shows gratuitos, a partir das 18h, com exceção do último dia, em que a maratona começará às 17h. Passarão por lá Moraes Moreira, Preta Gil, Arlindo Cruz, Sandra de Sá, Dado Villa-Lobos, Monobloco e Biquíni Cavadão, entre outros. Mas a cidade também se mostrará uma boa anfitriã apresentando crias niteroienses: Banda Tereza; bloco Saias na Folia, formado só por mulheres; e MC Leozinho farão as honras da casa.



A Tereza, aliás, faz hoje à tarde um show no quiosque Globo Rio, na Praia de Copacabana, e aproveita para convocar o público para o lado de cá da Baía. O grupo, que tocou no Lollapalooza, em São Paulo, e conquistou o Prêmio Multishow de Música Brasileira 2012 na categoria "Experimente", vai mostrar o indie rock de seu quinto álbum, "Vem ser artista aqui fora" (2012). Mas os integrantes prometem surpresas para o público niteroiense.

— Sempre quisemos tocar no Viradão Carioca. É uma honra, um prazer. Ainda mais pelo fato de que vamos nos apresentar na inauguração da edição em Niterói. Todos os integrantes são da cidade. A galera que for ao evento pode esperar muita animação. A diversão está garantida — promete Sávio Azambuja, guitarrista da banda.

Preta Gil, veterana no Viradão Carioca, é a última estrela a subir ao palco da praça do Teatro Popular, no domingo.

— Estou muito feliz. Tenho uma relação muito bacana com a cidade. É um público que amo, de onde nasceu meu primeiro e maior fã clube. Os shows são sempre incríveis — diz Preta.

No sábado, o músico Moraes Moreira promete tocar as canções do clássico álbum de seu antigo grupo, Novos Baianos, "Acabou chorare", de 1972.

— A gente canta e toca. Movimente-se, não pare. Reviva o "Acabou chorare" — convida o baiano.

Três noites de diversão

Expectativa é que evento com 15 atrações atraia um público de dez mil pessoas



O palco do Viradão Carioca em Niterói receberá 15 atrações, e a expectativa é que dez mil pessoas compareçam ao Teatro Popular, segundo a Secretaria municipal de Cultura. Um mestre de cerimônia será responsável por orquestrar os shows gratuitos durante os três noites de pura animação.

A maratona vai começar sempre ao som do DJ Rato. Na sexta, ele será seguido por Saias na Folia, Dado Villa-Lobos, MC Leozinho, Seu Cuca e Monobloco. No dia seguinte terá banda Tereza, Monique Kessous, Sandra de Sá, Moraes Moreira e Biquíni Cavadão. E no domingo é a vez dos pagodeiros do Bom Gosto, de Arlindo Cruz e de Preta Gil.

— A importância de participar é levar cultura para a galera. Espero muita festa, muita alegria, mas com responsabilidade — disse Sandra de Sá, durante coletiva que apresentou o evento, quinta-feira passada, no Hotel Marina Palace, no Leblon.

O secretário de Cultura de Niterói, Arthur Maia, espera que o público saia do evento de alma lavada:

— Os eventos culturais são parte do processo de uma cidade. As pessoas têm direito a se divertir. Isso faz bem ao povo. As niteroienses do bloco Saias na Folia adiantam que vão homenagear cantoras, como Clara Nunes, Beth Carvalho, Leci Brandão e Sandra de Sá.

— Nossa proposta é mostrar a força das mulheres — afirmou Rita Diirr, presidente do bloco.

Num aquecimento para o Viradão, amanhã, a praça do Teatro Popular recebe o cantor Gilberto Gil, a partir das 18h. Ele fará um show gratuito para abrir o Circuito Quatro Estações, projeto que levará àquele palco grandes nomes da música brasileira. Anote

Sexta, 12/04, 18h

DJ Rato
Saias na Folia
Dado Villa-Lobos
MC Leozinho
Seu Cuca
Monobloco

Sábado, 13/04, 18h

DJ Rato
Tereza
Monique Kessous
Sandra de Sá
Moraes Moreira
Biquíni Cavadão

Domingo, 14/04, 17h

DJ Rato
Bom Gosto
Arlindo Cruz
Preta Gil



Larissa Ferrai, para O Globo Niterói (06/04/2013)

Tags:






Publicado em 24/05/2013