De 13 a 16 de setembro, a partir das 20h, a 10ª Edição Niterói em Cena promove, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a apresentação da Mostra Competitiva de Cenas Curtas. Em cada noite sete cenas subirão ao palco para concorrer ao prêmio. Na sexta, 15, sobem ao palco a Núcleo Artístico Gema com "El Salto de La Muerte"; Flavia Milioni com Aracy; Agromelados Cia Teatral com "Os Construtores de ponte"; Melan Cia. com "2 homens e 1 dinheiro"; Coletivo Dupla de 3 com "Do fim para frente"; Fantástica Cia com "Sobre Viver"; e Cia. de três com "Elenco de Apoio". A entrada é franca.

Confira a programação de sexta-feita, 15 de setembro

El Salto de La Muerte é a Cena apresentada pelo Núcleo Artístico Gema, do Rio de Janeiro. Interpretando seu próprio texto, Renato Garcia é um palhaço que anuncia sua última apresentação, seu número final: "El Salto de La Muerte". O mais incrível, o mais desafiador, o mais surpreendente, o mais inesperado, a maior acrobacia de todos os tempos. Será que existe palhaço após a morte? Chegou a hora da despedida, do 'grand finale'. "El Salto de La Muerte". Duração: 12 minutos.

Flavia Milioni dirige e interpreta Aracy, texto de sua própria autoria, um solo curto, embrião de um espetáculo em construção. A cena conta a história de Aracy, avó materna da atriz que se matou aos 26 anos de idade em 1954, em Barretos. Ao narrar sua trajetória, a cena faz uma reflexão sobre o patriarcado e o machismo arraigados na sociedade, e tenta preencher as lacunas deixadas por sua ausência. Duração: 10 minutos.

O texto Os Construtores de ponte é a cena que apresentará a Agromelados Cia Teatral, de Niterói. Escrita por Sylvio Moura, a Cena é inspirada no texto homônimo de Rudyard Kipling, e tem na direção, Erika Ferreira. O elenco, formado por Camila Cerqueira, Claudia Macedo, Cris Ribeiro, Ian Oliveiras, Luciano Barbosa e Sylvio Moura, conta a história de uma ponte construída sob o rio Ganges (um rio sagrado), ameaçada por uma forte tempestade. Um conselho é reunido por um Deus para decidir o futuro da ponte e da humanidade. Duração: 15 minutos.

2 homens e 1 dinheiro é a Cena apresentada pela carioca Melan Cia. Com texto e interpretação de Akauã Santos e Cássio Duque e sob a direção da Melan Cia., essa esquete cômica se passa em um ponto de ônibus. A dramaturgia é contada por meio da linguagem do palhaço e da narrativa física. O conflito gira em torno de dois homens, que após uma brincadeira mal sucedida, disputam o único dinheiro restante para pagar o transporte. Duração: 13 minutos.

O carioca Coletivo Dupla de 3 vai apresentar na Mostra de Cenas Curtas, Do fim para frente, que tem texto de Isis Pessino. Com direção do próprio grupo, e tendo no elenco Julianna Firme e Isis Pessino, a cena conta a trajetória de alguém preso em um buraco no fundo do mar. Neste lugar sem perspectivas, existe uma cabeça que ainda pensa. Até que ponto as fronteiras se sustentam e estruturam a ordem? Duração: 10 minutos.

Do fim para frente, que tem texto de Isis Pessino, é a cena que será apresentada pelo coletivo carioca Dupla de 3. Com direção do próprio grupo, e tendo no elenco Julianna Firme e Isis Pessino, "Do fim para frente" conta a trajetória de alguém preso em um buraco no fundo do mar. Neste lugar sem perspectivas, existe uma cabeça que ainda pensa. Até que ponto as fronteiras se sustentam e estruturam a ordem? Duração: 10 minutos.

A carioca Fantástica Cia levará para o palco do Teatro Popular Sobre Viver, que tem direção de Carmen Frenzel e traz no elenco, Andrea dos Anjos, Deco Mansilha, Marcelo Alvim, Mariana Queiroz, Max de Oliveira e Nathalia Araujo. O Fantástico se dá no momento da incerteza diante do que se vive: é Real ou Sobrenatural? Vivemos Tempos Fantásticos! O assombro nos acomete! Precisamos falar SOBRE isso. Sobre Viver a certeza do talvez do amanhã. Sobre Viver é imaginar como as baratas conseguiram. Duração: 11 minutos.

Elenco de Apoio é o nome da cena que será apresentada pela Cia. de três, do Rio de Janeiro. Com texto de Fernanda Crescencio e Katia Leticia, direção e atuação de Patricia Oliveira e Laura Sarpa, a história conta as aventuras e desventuras de duas atrizes que sonham com o estrelato. Duração: 12 minutos.

A mostra de curtas segue até sábado. Não perca, a entrada é franca.

Niterói em Cena Celebra sua 10ª Edição!

Entre os dias 13 e 24 de setembro, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe a 10ª edição do Niterói em Cena, com a Mostra de Espetáculos e a Mostra Competitiva de Cenas Curtas contemplando produções dos estados de São Paulo, da Bahia, de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro; além de Oficinas para atores ministradas por Duda Maia; Moacir Chaves; Rodrigo Portella; e Márcio Libar; e Oficina Especial para Educadores das Artes Cênicas com Marcos Bulhões (Professor de Teatro e Educação da USP). Toda a programação (Mostras e Oficinas) será gratuita.

Após centenas de inscrições, foram selecionadas para a Mostra de Espetáculos 06 produções vindas de Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que também participarão de debate após suas apresentações; e 28 cenas curtas de grupos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo para a Mostra Competitiva, que contará também com debates coordenados pelo crítico teatral Rodrigo Monteiro, nas tardes seguintes às apresentações, com a presença dos atores e do público em geral.

Criado em 2008, pelo produtor cultural Fabio Fortes, o tradicional festival de teatro da cidade reúne artistas e grupos de todo o país, apresentando inúmeros gêneros teatrais, como: comédia, melodrama, teatro-dança, teatro narrativo, tragédias clássicas e teatro de animação, que, neste ano, concorrerão a diversos prêmios, entre eles, os melhores: Texto, Direção, Ator, Atriz, Composição Visual; Cena (por júri popular); além do Prêmio Especial; e das três Melhores Cenas Curtas do 10° Niterói Em Cena.

As Oficinas acontecerão nos Teatros da UFF e Teatro Abel e as duas Mostras no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Toda a cidade será envolvida pelo clima teatral e a festa promete estender-se por todos os cantos da cidade, com encerramento no dia 24 de setembro, quando haverá a premiação e uma grande festa para comemorar seu décimo ano de existência.

O 10º Niterói em Cena conta com o patrocínio da Caixa Cultural, através de seu programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança 2017, e o apoio da Prefeitura de Niterói através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói/FAN. Realização: F2 Produções Artísticas e BB Produções Artísticas.


Clique para ampliar.









Publicado em 0000-00-00