A 2ª edição do Circuito ATACEN de Teatro apresenta seis espetáculos teatrais gratuitos, de artistas e grupos de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. As apresentações acontecem entre os dias de 8 e 11 julho. Neste ano, o Circuito debate temas como a intolerância religiosa, com a peça "Mistério Negro", explora os caminhos tortuosos da mente humana com "Bunker Play", fala de trabalho infantil em "Vermelha" e, por fim, traz um dos clássicos da literatura e do teatro: Dom Quixote. Confira data, horário e sinopse de todas as peças abaixo.

O Circuito ATACEN de Teatro é uma iniciativa da Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói que propõe a criação de um circuito anual permanente, promovendo e divulgando a produção cênica realizada pelos diversos grupos e artistas da cidade.

8 de agosto, 19h
Bunker Play – OST (Oficina Social de Teatro)
Dez indivíduos são postos em confinamento, em condições extremas, numa espécie de gaiola, localizada nas entranhas de uma clínica psiquiátrica, para participarem de um estudo psicológico que vai de encontro com aquilo que é considerado ético. O abandono, o silêncio e a alucinação os transformam pouco a pouco, e cada um deles se vê com um par de objetivos que, analisados de perto, se configuram em um só: a liberdade do corpo com a sanidade da mente.

9 de agosto, 19h
Vermelha – Cia de Teatro Manual
Um menino trabalha exaustivamente em uma fábrica de sapatos, mas contraditoriamente não tem condições de comprar o próprio calçado. Um dia, descobre que as mercadorias produzidas na fábrica, situada no país de baixo, são vendidas por um valor bem menor no país de cima, para onde são exportadas. Começa então uma batalha da classe trabalhadora, que quer ter acesso aos calçados baratos, e o presidente daquele país que decide construir um muro para impedir a entrada dos imigrantes descalços.

10 de agosto, 19h e 21h
Mistério Negro – Sarcômicos Cia de Teatro
O texto mostra um terreiro de candomblé, espaço de misticismo e religiosidade explorando o conflito de emoções e a dificuldade do enquadramento social do advogado negro Dr. Emanuel, que sofre com o preconceito racial. Nessa versão mostramos 3 desdobramentos desse personagem e trazendo pra encenação a intolerância religiosa que vivemos ainda em 2019.

11 de agosto, 19h e 21h
Dom Quixote – Grupo Papel Crepon
Clássico de Miguel de Cervantes que conta a história de Alonso Quijana, um nobre fidalgo que de tão apaixonado por leituras de histórias de cavalaria, perde a razão e se auto denomina cavaleiro Dom Quixote.

SERVIÇO
Circuito ATACEN de Teatro
Data: de 8 a 11 de agosto de 2019, quinta a domingo
Horário: quinta e sexta, 19h; sábado e domingo, 19h e 21h
Eventro gratuito
Classificação indicativa: Livre
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Caminho Niemeyer, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 2019-08-08