A banda carioca Black Rio se apresenta no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, nesta quinta-feira, dia 14 de novembro de 2013, a partir das 20h. O show, com entrada franca, faz parte da programação da "Semana da Cultura Negra" promovida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Coordenação Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR). O ingresso será 1 kg de alimento não perecível.

Formada em 1976 e com 6 discos lançados, a Black Rio é uma das mais importantes bandas brasileiras. Nos anos 70, o grupo mostrou para o mundo que a fusão do jazz e do funk combinados com o samba e gafieira formava elementos necessários para fazer a diferença no mercado da música.

No palco do Teatro Popular, o grupo vai apresentar um repertório do jazz ao rap, fundamentado na mistura do samba com funk-grooves nas bases, além de encorpados arranjos de metais. Tudo misturado harmonicamente com diferentes ritmos brasileiros.

Semana da Cultura Negra – A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Coordenação Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) vai realizar a Semana da Cultura Negra, de 14 a 20 de novembro, com uma série de atrações na Praça São João, no Centro; no Campo de São Bento, em Icaraí; na Praça Leoni Ramos – Praça da Cantareira, em São Domingos, além do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Banda Black Rio

Banda Black Rio é uma das mais importantes bandas brasileiras. Nos anos 70 a banda mostrou para o mundo que a fusão do jazz e do funk combinados com o samba e gafieira formava elementos necessários para fazer a diferença no mercado da música. Então em 1977, Banda Black Rio lança o primeiro disco, Maria Fumaça pela Warner Music.

Em 1978, BBR lança pela gravadora RCA o álbum Gafieira Universal considerado um dos melhores álbuns já visto no mercado. O terceiro álbum Saci Pererê foi lançado em 1978 e relançado em 1980; a banda então ganha ainda mais força no mercado internacional. Após uma longa parada, Banda Black Rio é retomada numa nova formação. Em 2000 lança o CD Movimento e esse em 2002 lança na Inglaterra o álbum Rebirth. Em 2011, Banda Black Rio expande seu conceito e traz ao público seu 6º álbum, Super Nova Samba Funk, lançada pelo Selo Inglês FarOut Recordingse CosaNostra Recordings no Brasil.

Um audacioso álbum que mantem as bases originais e moderniza-se com a inserção de vários outros elementos. O disco é produzido por William Magalhães, filho de Oberdan Magalhães – líder da banda em sua primeira formação. William tem sido, por mais de uma década, a pessoa a acender a chama da banda. O álbum mostra que é mais do que um conceito musical, é a unificação da musica negra numa variedade de rimos desde jazz ao rap. É a união dos estilos, artistas e gerações. Além das valiosas letras sobre conscientização à luta dos negros, o disco conta com a participação de importantes ícones da música brasileira, como Gilberto Gil, Seu Jorge, Caetano Veloso, Elza Soares e muitos outros.


O Show

Fotos de Leo Zulluh


Durante quase 2 horas a banda capitaneada por William Magalhães fez uma verdadeira celebração para um Teatro Popular lotado e animado. Tocou seus grandes sucessos como, "Maria Fumaça" (trilha de abertura da novela Locomotivas) e "Carrossel" e ainda contou com a participação especial do secretário Municipal de Cultura Arthur Maia, que já fez parte da banda quando tinha apenas 16 anos. Arthur foi convidado a subir no palco para tocar "Arthur e o Gigante" composta pelo próprio William Magalhães.

Além disso, a coordenadora Tatiara Souza ressaltou em discurso o compromisso da CEPPIR em Niterói, explicando um pouco da Semana da Cultura Negra e os planos futuros para próximas comemorações. No bis, a banda fez o público se levantar e cantar em coro, o hino do orgulho negro, "Olhos Coloridos" do compositor Macau.


Serviço:

Banda Black Rio no Teatro Popular
Data: 14 de novembro, quinta-feira
Horário: 20h
Entrada franca
Ingressos: 1 kg de alimento não perecível

Local: Teatro popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro

Clique para ampliar




Tags:






Publicado em 28/10/2013