As redes sociais da Sala Carlos Couto apresentam, a partir da quarta-feira, 29 de setembro de 2021, às 18h, a mostra virtual do caricaturista e chargista Vinicius. Marcos Vinicius Cabral Camello assina seus trabalhos como Vinicius, por acreditar ser poeta dos traços, assim como Vinicius de Moraes foi na música.

Autodidata, esse friburguense de 47 anos é o que podemos definir de "chargista que acreditou que mudaria o mundo com suas charges". Realizou quatro exposições individuais, ilustrou um livro sobre o Flamengo, foi coautor de um livro sobre Copas do Mundo, ambos em 2014, e passou por diversas redações, antes de se formar jornalista.

"Sempre gostei de desenhar. Quando era pequeno, copiava alguns desenhos e depois fui adaptando para o meu jeito, criando os meus próprios traços. Aprendi tudo sozinho", conta o artista.

A primeira oportunidade que ele teve para mostrar o seu talento para o mundo surgiu em 1993, quando o jovem de 19 anos foi convidado para trabalhar como freelancer no extinto jornal "Sete dias", em Niterói: "Eu fiz uma charge do ex-governador Marcello Alencar e levei lá. Eles gostaram do meu trabalho e passei a colaborar com o jornal."

Com olhar crítico, gosta de enxergar a alma das pessoas e retratá-las em suas caricaturas, ofício este que deixa as mãos desenharem à vontade. Com vocês, um pouco do trabalho deste artista que mora em São Gonçalo desde 1978, quando aqui chegou aos 5 anos de idade e com os olhos brilhando à procura de seus sonhos.





SERVIÇO

Exposição virtual do caricaturista e chargista Vinicius
Data: 29 de setembro de 2021, quarta-feira
Horário: 18h
Formato: VÍDEO

Redes da Sala Carlos Couto
instagram.com/salacarloscouto/
facebook/salacarloscoutoniteroi/


Tags:






Publicado em 30/08/2021

Magno Mesquita apresenta 'Metaismorfose' na Sala Carlos Couto Leia mais ..
Livro de Pedro Henrique Matos será lançado na Sala Carlos Couto Leia mais ...