O cineclube Cine Nikiti retoma dia 17 de março, suas atividades em 2016 no Solar do Jambeiro em novo formato. Toda terceira quarta-feira do mês, serão exibidos predominantemente documentários, seguidos de debate entre militantes de diversos movimentos sociais, autoridades governamentais, pesquisadores e pesquisadoras e o público que comparecer. Neste mês, para lembrar a luta das mulheres, será exibido o documentário "Noivas do Cordeiro", de Alfredo Alves. A entrada é gratuita.

O filme, narrado pela escritora Lya Luft, conta a história de Noiva do Cordeiro, localidade do município de Belo Vale, a cem quilômetros de Belo Horizonte (MG), uma comunidade rural como tantas outras. No entanto, Noiva do Cordeiro carrega características que a faz diferente, já que as mulheres são maioria absoluta e sofrem de forte preconceito de moradores de localidades vizinha. Tudo graças a um boato segundo o qual as mulheres da cidade são "perdidas".


Clique para ampliar.



Para mudar essa realidade, há alguns anos as mulheres resolveram lutar por seus direitos, fundando uma associação comunitária. Com isso, criaram uma escola de informática, a primeira da zona rural de Minas Gerais. Essa conquista fez com que, aos poucos, começassem a ser respeitadas pelas comunidades vizinhas.

Antes de "Noivas do Cordeiro", será exibido o curta-metragem "Sève", de Louise Botkay (Brasil / Haiti / França, 2011, 11 min). No filme, uma menina é iniciada no mundo dos espíritos. "Sève" é uma ficção com caráter de documentário e um mergulho no universo do Haiti nos dias de hoje. A diretora estará presente no evento conversando com o público sobre o curta.

Após a sessão do documentário haverá debate sobre empoderamento feminino com Elenice Ramos, lider comunitária, e Angélica Hullen, subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói.


Sobre o Cine Nikiti

O Cine Nikiti acontece sempre na 3ª quarta-feira de cada mês. Nele são exibidos longas-metragens brasileiros, precedidos de um curta nacional, sendo resultado de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes. O cineclube começou em maio de 2015 com a exibição do documentário "Sem Pena", de Eugênio Puppo. O cineclube também fechou parcerias com diversos festivais brasileiros como a Mostra do Filme Livre e o Festival Visões Periféricas.

O movimento de cineclubismo tem por princípio promover espaços de exibição de produções cinematográficas, preferencialmente nacionais, com os objetivos de formar e/ou ampliar o público do cinema, introduzir o conceito de cinema como arte, utilizar o cinema como ferramenta de educação, estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, além de suscitar ou alimentar discussões de relevância social promovendo mesas de debates com autoridades de diversas áreas.


Clique para ampliar.



Ficha Técnica

Direção: Alfredo Alves
Duração: 44 min
Produção/Ano: Brasil/2007


Serviço

Cine Nikiti: "Noivas do Cordeiro"
Data: Quarta-feira, 16 de março
Horário: 19h
Classificação: livre
Entrada Franca

Local: Jardim do Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano,
Informações: (21) 2109-2222 ou (21) 9.9947-4333


Tags:






Publicado em 0000-00-00