Em comemoração ao Dia do Índio, o cineclube Cine Nikiti exibe na quarta-feira, 20 de abril de 2016, às 19h, no Solar do Jambeiro, o documentário "A Nação Que Não Esperou Por Deus", de Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen. A entrada é franca.

Quinze anos depois de realizar o seu filme de ficção "Brava Gente Brasileira" (1999), Lucia Murat volta, agora junto ao cineasta Rodrigo Hinrichsen, ao Mato Grosso do Sul para registrar o impacto provocado na reserva kadiwéu – cujos habitantes foram figurantes em "Brava Gente Brasileira" - pela chegada da eletricidade e com ela a televisão, as novelas e todo o mundo do entretenimento.

Ao voltar à reserva em 2013, os documentaristas encontram a comunidade em luta pela retomada de suas terras, invadidas por pecuaristas. Os desafios dessa nova identidade indígena, dividida entre a reserva e a cidade, para onde se deslocaram parte dos kadiwéus, surge em toda a sua complexidade, influenciada ainda pela instalação de cinco igrejas evangélicas na reserva, todas lideradas por pastores índios.





Nota da diretora

Os Kadiwéu foram estudados pelos antropólogos Levi Strauss e Darcy Ribeiro nos anos 30, contando portanto com um farto material iconográfico no mundo branco, o que foi importante para a realização de Brava Gente Brasileira. Levi Strauss disse que era um privilégio poder ter acesso a uma outra cultura. E foi exatamente assim que me senti, em 1999, quando terminei de rodar "Brava Gente Brasileira". E por essa sensação, nunca me desliguei da aldeia, acompanhando as transformações que ocorreram e o crescimento dos "personagens/atores" com quem convivemos mais. Assim, vi um menino índio se tornar um adulto "branco" na capital e um jovem tímido se transformar numa liderança carismática e importante na reserva.

As reuniões que filmamos entre os Kadiwéu e os pecuaristas sobre a questão das terras e que estão apresentadas no documentário são reveladoras não somente da situação atual, mas dos preconceitos que se acumularam na história da conquista.

A singularidade do projeto está no fato de termos o material filmado em três momentos diferentes, ao longo de 17 anos. Com isso, podemos acompanhar a história da tribo durante um período de grande transformação, quando o contato com a sociedade branca se intensifica. E ao mesmo tempo, através de "Brava Gente Brasileira", ter um pouco da sua história desde o século XVIII, material realizado a partir do cruzamento do depoimento dos antigos com a literatura branca.


Clique para ampliar.



Abertura

Antes de "A Nação Que Não Esperou Por Deus", será exibido o curta-metragem "Choro da Terra", de Alberto Alvares. Após a sessão, haverá debate sobre a questão indígena com o Prof. Dr. Paulo de Tássio, da Faculdade de Educação da UERJ, e o cineasta guarani Miguel Vera Mirim.

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.


Ficha técnica

Direção: Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen
Produção: Lucia Murat e Paulo Trancoso
Roteiro: Lucia Murat
Câmera e fotografia: Leonardo Bittencourt
Montagem: Mair Tavares e Lucas Cesário
Música: Livio Tragtenberg
Som direto: Marcos Manna
Edição de som: Simone Petrillo
Mixagem: Blanko Neskov
Com a participação de:
Ademir Matchua, Adeilson Silva, Alvanir Matchua, Aracy Matchua, Daniel Matchua, Edna Marcelino, Lair Silva, Hilario Silva, José Marcelino,
Reinaldo Marcelino, Sandra Silva, Vanessa Marcelino e a comunidade Kadiwéu.


Clique para ampliar.



Serviço

Cine Nikiti
"A Nação Que Não Esperou Por Deus"
Data: Quarta-feira 20 de abril de 2016
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00