O cineclube Cine Nikiti exibe na quarta-feira, 18 de maio de 2016, às 19h, no Solar do Jambeiro, o documentário "O Povo que Falta", de André Queiroz e Arthur Moura. A entrada é franca e após a sessão, com duração de 80 minutos, haverá um debate. Cine Nikiti faz parte da programação do Projeto Tela Solares.

O documentário trata do resgate do processo histórico das lutas revolucionárias na América Latina, mais especificamente na Argentina, Brasil, Chile e Peru. Não se trata de mais um projeto simplesmente acerca das violências e de um processo revolucionário longe de nossa realidade ou de um momento romântico da luta política – uma espécie recuada de análise do passado. "O povo Que falta" ressalta a importância e a necessidade da luta revolucionária e coloca em cheque as democracias estabelecidas a partir da violência estatal.





André Queiroz é escritor, ensaísta e professor. Desde 2011, vem se dedicando a trabalhar como documentarista. Concebeu, coordenou e roteirizou a série em doze episódios: Foucault loucura desrazão, dirigida por Eryk Rocha (ainda inédita). Com Arthur Moura, além de O Povo que Falta, está co-dirigindo um documentário sobre as experiências cruzadas do movimento estudantil chileno e brasileiro.

Escreveu, entre outros, três livros na interface entre literatura filosofia e cinema: Tela atravessada (1999); Em direção a Ingmar Bergman (2007) ePalavra Imagem (2011). Professor Associado no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Uff) – trabalha o tema da violência de Estado em América Latina e sobre literatura e militância nas obras de escritores latinoamericanos tais como Rodolfo Walsh, Paco Urondo e Haroldo Conti, matéria de sua pesquisa de pós doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Arthur Moura Atua em filmes no universo político do Movimento HipHop e das lutas na América Latina. Sócio da produtora 202 filmes, entre suas produções destacam-se os filmes "Do Olho ao Avesso", "Os presos de Março", "Paralelo 14", "Utopia e Cidade", "Casa Félix" e "De Repente: Poetas de Rua" e "O Povo Que Falta" co-dirigido juntamente com André Queiroz.


Clique para ampliar.



Serviço

Cine Nikiti: "O povo que falta"
Data: Quarta-feira 18 de maio de 2016
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho