No domingo dia 29 de maio, às 17h, o Sarau no Solar apresenta o grupo vocal "Amantes da Música", com um repertório que privilegia a música popular brasileira e seus grandes intérpretes. A apresentação, que tem entrada franca, promete ser mais um evento para guardar no coração e na memória.

No final de 2015, encerrando o Projeto Concertos de Natal e a Programação 2015 do Solar, o Amantes da Música contagiou os mais de 200 espectadores com a paz e a criatividade de seu repertório próprio na varanda do casarão. Com apelos de bis e muitos aplausos, naquele mesmo momento foram anunciados para a abertura da Programação de 2016 do Solar. Por questões técnicas, o evento teve que ser adiado para o último domingo de maio.

No repertório, pérolas da MPB como "Garota de Ipanema", "Chega de saudade", "Se todos fossem iguais a você" e "Canta, canta mais" (Tom e Vinicius), "Correnteza" (Tom e Luiz Bonfá), "Imagina" (Tom e Chico Buarque), "Mais uma vez" (Renato Russo), "Turma do funil" (Braguinha e Chico Buarque), "Geni e o Zepelim" (Chico Buarque), "Maricotinha e Maracangualha" (Dorival Caymmi) e "Tem mais samba" (Chico Buarque).

O grupo

Clique para ampliar
Sob a regência do maestro Wagner Leão, o grupo vocal é composto por cerca de 30 cantores não profissionais, profissionais liberais, estudantes, aposentados, empresários, músicos, entre outros. Levando ao público o melhor da MPB, Bossa Nova e gêneros diversificados, o grupo tem como objetivo transmitir alegria, proporcionando ao público momentos de puro entretenimento.

Em maio de 2010, cinco amigas de Niterói, encontraram-se com o propósito de cantar e ser feliz. Esta ideia levou a formar um grupo vocal feminino, cantando pérolas da MPB. Esta alegria acabou atraindo novos integrantes para o grupo, incluindo vozes masculinas. Iniciando seus ensaios na Sede da SOPRECAM e com novos integrantes, o grupo passou a adotar o nome "Amantes da Música", que tem como intuito convidar todo aquele que ama a música para fazer parte desse grande empreendimento.

durante os anos de 2013 a 2015 teve seu foco nos artista de grande importância em nossa Música, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Renato Russo, Chico Buarque e se sente feliz em ter dentro do seu currículo espaços maravilhosos como o Teatro João Caetano, Solar do Jambeiro, Centro Cultural da Justiça Federal, MAM, Parque das Ruínas, Sociedade Hebraica, Forte de Copacabana, Teatro do SESI de Jacarepaguá dentre outros eventos que tem como objetivo elevar a música coral de alto nível a todo o lugar onde possamos estar, pois como dizia o poeta: " ...Todo o artista tem de ir aonde o povo está...".

O regente

Wagner Leão trabalha com música há vinte cinco anos, sendo seu primeiro foco de trabalho a música religiosa, desenvolvendo cantatas de Páscoa e de Natal. Com o mesmo objetivo, seguindo em sua trajetória participando do Coral e Orquestra Finlândia. Trabalhou por dez anos junto à FMO (Fundação Mokiti Okada), como Regente, Pianista e Coordenador Regional da Música da Área Rio de Janeiro. Desenvolve um trabalho junto ao INSS como regente da instituição junto ao Setor de Qualidade de Vida no Rio de Janeiro e Niterói.

Atualmente também é pianista do Coral "Contas de Coral", que tem como seu maior público, o religioso. Trabalha na escola de Música Arte Musical a cinco anos desenvolvendo o trabalho de Canto individual e em grupo, Piano, Teclado e Musicalização Infantil. Tem em sua trajetória trabalhos executados em vários teatros, entre eles o João Caetano de Niterói (Vinicius Cameristico), Forte Copacabana (Música no Museu), MAM (Nas ondas de Caymmi), Parque das Ruínas (Um passeio pela MPB), Hebraica (Natal bem diferente), entre outros.

"Niterói me amparou artisticamente e estou muito feliz em fazer parte do seleto grupo de aristas que compõe a agenda cultural da cidade. Em especial, me apresentar no Solar do Jambeiro é sempre uma honra, por toda a sua história e beleza, mas também pelo público caloroso e pelos funcionários comprometidos com a cultura da cidade.", diz o maestro Wagner Leão.


Clique para ampliar.



Ficha técnica

Direção Musical
Wagner Leão

Flauta
Luiz Falcão

Sopranos
Carla Coelho, Celma Vilella, Nelyci Ferraz, Eliany Cardoso, Lúcia Bessa, Gilcea Duarte, Helena Falcão, Sílvia Veiga, Eliane Vilella e Zilda Fonseca

Tenores
Manoel Rodrigues, Franklin Fonseca e Alba Simon

Contraltos
Ana Maciel, Leonor Nonato, Glória Voliveira, Helenita Bueno, Leir Oliveira, Neyde Moraes, Concita Cordeiro e Uchôa Ribeiro


Serviço

Amantes da Música
Data: Domingo, 29 de maio de 2016
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00