De 02 de junho a 24 de julho de 2016, o Solar do Jambeiro recebe a exposição fotográfica "Entre Palácios", de Davy Alexandrisky. Com o objetivo de consolidar uma conexão entre os moradores do Morro do Palácio e o Solar, palácio que serve de equipamento cultural público, Alexandrisky apresenta essa série de fotografias. As fotos expostas mostram quadros que enfeitam as casas dos moradores do Morro do Palácio e, com isso, mostra a forma com que esses quadros são expostos domesticamente.

Por mais democrática e afetiva que seja a urbanização de uma cidade, ela acaba criando um conjunto de muros invisiveis, que limitam a livre circulação de sua população, agrupada em categorias sociais.

Clique para ampliar
Entre Palácios é uma experiência de implosão de um desses muros invisíveis que, por uma razão ou outra, impede que os palacianos do Morro atravessem a rua em frente ao seu Palácio para acessar esse antigo Palacete Bartholdy.

Além disso Entre Palácios revela outra invisibilidade perversa, escondida atrás de estereótipos, que vão se impondo artificialmente ao imaginário coletivo, sobre as condições de vida numa Comunidade: o gosto dos seus moradores pelas artes visuais e o prazer de contemplar imagens, que em depoimentos recorrentes, colhidos em vídeo, eles dizem que lhes trazem paz.

Assim, de um só golpe, Entre Palácios empodera o morador da comunidade para além da simples travessia desse muro invisível, convocando-o a entrar nesse palácio na condição de sujeito do processo: Protagonista!

"Agora, eu e a comunidade do Morro do Palácio convidamos a todos e todas para desfrutarem dessa oportunidade de contemplar alguns desses quadros que foram comprados, ou presenteados, ou apropriados antes que seus antigos donos os descartassem, para decorarem suas casas, que podem ser vistas das janelas desse palacete, bem ali em frente. Cada um com sua história particular, que os torna muitíssimo importantes para seus donos", diz Davy Alexandrisky, que além da carreira de fotógrafo, ainda se dedica, há mais de 10 anos, a projetos culturais com a juventude da comunidade do Morro do Palácio.


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição fotográfica "Entre Palácios", de Davy Alexandrisky
Data: De 02 de junho a 24 de julho de 2016
Horário de visitação: terças a domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 06/05/2016