De 04 de agosto a 25 de setembro de 2016, terças a domingos, das 10h às 18h, o Solar do Jambeiro recebe a exposição "Bodas de Agosto", do artista Hugo Richard. Com o objetivo de convidar o espectador a exercitar o olhar, e fazer o resgate afetivo de suas lembranças em um natural e simbólico diálogo com o Solar do Jambeiro, a exposição é composta por trabalhos criados a partir do uso de imagens da família do artista, trabalhadas sobre objetos e materiais que compõem o imaginário dos lugares de residências, como tacos e gavetas.

A conjunção das relações entre os objetos e as imagens nascem de lembranças pessoais, e pelo afeto e reconhecimento do público, se traduzem em uma memória universal. Assim como a memória que não se manifesta de forma linear, as obras compostas por materiais diversos são fragmentos que uma vez reconstituídos, formam quebra-cabeças visuais identificados ora pelas suas referências, pela singeleza das suas imagens, ou pelo estranhamento da sua composição.


Hugo Richard

Clique para ampliar
Formado na Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Rio de Janeiro, o artista trabalha com pintura, com fotografia e múltiplos processos de experimentações de materiais na realização de obras. Atualmente concentra a sua produção entre a pesquisa da memoria através de suas pinturas e o projeto Ambientes Infláveis, este já apresentado me diversos espaços, entre praças públicas, Museus, Centros Culturais e Galerias no Brasil e no exterior, como a Patagônia Argentina.

Hugo também foi responsável pela criação e gestão de dois singulars espaços de arte independente com atuação e reconhecimento internacional pelo intercâmbio entre artistas: O Barracão Maravilha, que atuou durante sete anos na Lapa – entre 2008 e 2015 no Rio de Janeiro, e o Atelie do Mato, localizado no Engenho do Mato nos anos 2000, e que agora revisita suas atividades com o retorno de residência e produção do artista à Região Oceânica de Niterói


Serviço

Exposição "Bodas de Agosto", de Hugo Richard
Data: De 04 de agosto a 25 de setembro de 2016
Horário de visitação: terças a domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.






Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho