O projeto Palco Niterói Discos, uma parceria do Solar do Jambeiro com o selo Niterói Discos, recebe na quarta-feira, 10 de agosto, às 20h, o grupo instrumental e vocal "Só Flautava Essa", dirigido por Júlio São Paio, um dos instrumentistas e compositores mais experientes e requisitados de Niterói. Em 1992, o artista gravou, pelo Selo institucional da prefeitura, o LP "Sinfonia Batucada".

Júlio São Paio

Clique para ampliar
Compositor, cantor, instrumentista e arranjador niteroiense, Júlio nasceu no ano de 1954 e, desde cedo, demonstrou interesse por música. Aos sete anos, começou a tocar sanfona e aos nove anos, ingressou na "Banda do Colégio Salesiano de Santa Rosa", tocando clarinete, sob a regência do maestro Affonso Gonçalves Reis. Com esta banda viajou em turnê por várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Começou a tocar violão aos 12 anos. Aos 16, escreveu seu primeiro arranjo e começou a compor aos 18 anos.

Como compositor, tem mais de 100 músicas gravadas por diversos artistas: Peninha, Gilson, Antonio Carlos e Jocafi, entre outros. Tendo tido a canção "Aventureiro" em destaque na Tele-novela "Sinhá Moça" (TV GLOBO - 1986), teve músicas gravadas, pelo Selo Niterói Discos, pelos cantores Veríssimo (1991); Márcia Hellô (1993) e Luiz Ferrar (1995).

Em seu álbum "Sinfonia Batucada", no qual atua como intérprete, compositor, produtor e arranjador, Júlio São Paio teve indicações e foi finalista ao Prêmio SHARP - em 1993 - como Revelação. 3 anos depois, em 1996, recebeu o Troféu Vinicius de Moraes.

Atua também na área do ensino, tendo criado o projeto Encontro com a Música, onde propõe um ensino paralelo de diferentes famílias de instrumentos musicais, além da voz e teoria musical. Com seu nome ligado à Produção Musical de CD's, lançando em média 2 CD's por ano, tem viabilizado o sonho de muitos cantores e compositores. atualmente, Júlio se dedica à produção de dois trabalhos autorais, sendo um deles o novo CD da "Só Flautava Essa".


Só Flautava Essa


Clique para ampliar.



O grupo formado por Aline Peixoto (Vocal, Violão, Baixo e Clarinete), Marina Farias (Vocal, Flauta e Saxofone), João Pedro Rodrigues (Vocal, Flauta e Baixo) e o próprio Júlio São Paio (Vocal, Violão e Guitarra), caracteriza-se pelo tipo de arranjos e criação particular, na qual todos seus integrantes se revezam em instrumentos de cordas, sopro e vocais.

Criado em 2003, já homenageou em suas apresentações mestres da música como Tom Jobim ("O Aprendiz de Ternuras" - 2007), Cartola ("Jobim e Cartola no Balaio de Júlio São Paio" - 2007) e a turma do Clube da Esquina ("Milton Nascimento e o Clube da Esquina" - 2009). Em 2004, com o espetáculo "O Amor, o Sorriso e a Flor", recebeu o Troféu Vinícius de Moraes. Recentemente, se apresentaram também pelo palco Niterói discos, no "Tributo a Arnaldo Lazuli" e o grupo também está lançando seu DVD gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói.


Serviço

Júlio São Paio e o "Só Flautava Essa", música
Projeto Palco Niterói Discos
Data: Quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Horário: 20h
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuito

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Telefone: 2109 – 2222


Clique para ampliar.






Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho