Devido ao grande sucesso, o Solar do Jambeiro recebe novamente a peça "Histórias do Mar". A poética das palavras e das canções em uma homenagem ao centenário de Dorival Caymmi: é o que Maria Helena Latini levará ao Solar todas as sextas e sábados de outubro, sempre às 20h. O espetáculo, dirigido por Sady Bianchin e encenado pelo ator Sergio de Paula, com a participação do músico Renato Badeco, proporciona uma bela reflexão sobre o universo dos homens do mar, mostrando todo o seu cotidiano no encontro com as águas. Os ingressos custam R$20 reais.

"Histórias do Mar" vem ao palco com a proposta de encenar o universo dos pescadores. A intenção é mostrá-lo como um simbolismo de força, já que a coragem é o que o move para enfrentar os oceanos e trazer o sustento da família. No texto, um pescador entoa suas lembranças e narra os fatos reais que acontecem com diversos "homens do mar". Tudo isso ao som de canções de Dorival Caymmi, divulgando assim a obra desse grande compositor brasileiro para as novas gerações e envolvendo os que não se esquecem da ternura e genialidade do cantor.

Poetisa e autora de "Histórias do mar", Maria Helena Latini pouco sabia sobre a vida dos pescadores, mas foi capaz de descrever com sutileza suas relações e cotidiano. "O texto foi escrito com o propósito de homenagear o centenário de Dorival Caymmi, no ano passado. Ele foi lido de forma dramatizada antes, e o que mais nos chamou atenção foi a reação dos pescadores, que se reconheceram na narrativa. Agora, encenamos o monólogo pela primeira vez", conta Maria Helena, que visitou algumas vezes colônias de pescadores em Itaipu para escrever a peça.


Clique para ampliar
Ficha técnica

Texto e figurino: Maria Helena Latini
Direção: Sady Bianchin
Assistente de Direção: Marcela Giannini
Produtor e ator: Sergio de Paula
Produção Executiva: Mel Andrade
Direção musical e músico: Renato Badeco
Cenário: Sérgio Di Paula
Iluminação: Raphael César Grampola
Designer de Projeto: Renato Badeco


Biografias

Sady Bianchin: Poeta, ator, jornalista, diretor teatral e sociólogo, é doutor em Teatro e Sociedade pela Universidade de Roma, e mestre em Ciência da Arte pela UFF. Publicou cinco livros de poesia, entre eles: "Nervo Exposto", "Poesia no sentido litoral" e "Circo Armado". Foi bolsista do Centro Experimental de Teatro de Pontedera (Itália), sob a direção de J. Grotovski, diretor do grupo de teatro Grutacha há 19 anos e criador do grupo multiarte "Mymba Kuera".

Sergio di Paula: É ator e Dançarino com formação em cursos pela CAL, SATED, Escola de Dança SPINELLI, Stúdio de Dança Marcelo Moragas e Grupo Papel Crepon. Registrado desde 1999, atuou em diversos trabalhos de Teatro, TV, Cinema e Profissional de Dança, nesta última incluindo passagem pela Europa como dançarino e coreógrafo. O "Encontro de Machado de Assis" e "Arthur de Azevedo e Circuito Te conto em Cena" fazem parte recente do seu curriculo.

Renato Badeco: Músico e Produtor, graduado em Licenciatura em Música pela UFRJ, cursou música com ênfase em canto na Escola de Música Villa Lobos, violão erudito com Paulo Targino e harmonia funcional no Conservatório de música do Estado do RJ. Trabalha em diversos grupos teatrais como ator, músico, arranjador e preparador vocal e é diretor musical do movimento Arte Jovem Brasileira em Niterói. É integrante dos grupos "Os Rosas" e "Arroz Pilau".

Maria Helena Latini: Professora, escritora, poeta e roteirista de teatro, é pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela UFF. Publicou vários livros, sendo o mais recente, "Duas Mulheres Entardecendo" (2014), em diálogo de textos em prosa poética com a escritora Wanda Monteiro. Participou de antologias como "Poesia Sempre", da Biblioteca Nacional e "Antologia dei Poeti nel Mondo", da Communità Italiana, e escreve textos teatrais.


Serviço

Teatro - "Histórias do mar"
Data: 01 a 29 de outubro de 2016
Horário: Sextas e sábados às 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira)
Classificação etária: livre
Lotação: 60 pessoas
Duração: 60 minutos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00