Devido ao grande sucesso, o Solar do Jambeiro recebe novamente a peça "Histórias do Mar". A poética das palavras e das canções em uma homenagem ao centenário de Dorival Caymmi: é o que Maria Helena Latini levará ao Solar todas as sextas e sábados de outubro, sempre às 20h. O espetáculo, dirigido por Sady Bianchin e encenado pelo ator Sergio de Paula, com a participação do músico Renato Badeco, proporciona uma bela reflexão sobre o universo dos homens do mar, mostrando todo o seu cotidiano no encontro com as águas. Os ingressos custam R$20 reais.

"Histórias do Mar" vem ao palco com a proposta de encenar o universo dos pescadores. A intenção é mostrá-lo como um simbolismo de força, já que a coragem é o que o move para enfrentar os oceanos e trazer o sustento da família. No texto, um pescador entoa suas lembranças e narra os fatos reais que acontecem com diversos "homens do mar". Tudo isso ao som de canções de Dorival Caymmi, divulgando assim a obra desse grande compositor brasileiro para as novas gerações e envolvendo os que não se esquecem da ternura e genialidade do cantor.

Poetisa e autora de "Histórias do mar", Maria Helena Latini pouco sabia sobre a vida dos pescadores, mas foi capaz de descrever com sutileza suas relações e cotidiano. "O texto foi escrito com o propósito de homenagear o centenário de Dorival Caymmi, no ano passado. Ele foi lido de forma dramatizada antes, e o que mais nos chamou atenção foi a reação dos pescadores, que se reconheceram na narrativa. Agora, encenamos o monólogo pela primeira vez", conta Maria Helena, que visitou algumas vezes colônias de pescadores em Itaipu para escrever a peça.


Clique para ampliar
Ficha técnica

Texto e figurino: Maria Helena Latini
Direção: Sady Bianchin
Assistente de Direção: Marcela Giannini
Produtor e ator: Sergio de Paula
Produção Executiva: Mel Andrade
Direção musical e músico: Renato Badeco
Cenário: Sérgio Di Paula
Iluminação: Raphael César Grampola
Designer de Projeto: Renato Badeco


Biografias

Sady Bianchin: Poeta, ator, jornalista, diretor teatral e sociólogo, é doutor em Teatro e Sociedade pela Universidade de Roma, e mestre em Ciência da Arte pela UFF. Publicou cinco livros de poesia, entre eles: "Nervo Exposto", "Poesia no sentido litoral" e "Circo Armado". Foi bolsista do Centro Experimental de Teatro de Pontedera (Itália), sob a direção de J. Grotovski, diretor do grupo de teatro Grutacha há 19 anos e criador do grupo multiarte "Mymba Kuera".

Sergio di Paula: É ator e Dançarino com formação em cursos pela CAL, SATED, Escola de Dança SPINELLI, Stúdio de Dança Marcelo Moragas e Grupo Papel Crepon. Registrado desde 1999, atuou em diversos trabalhos de Teatro, TV, Cinema e Profissional de Dança, nesta última incluindo passagem pela Europa como dançarino e coreógrafo. O "Encontro de Machado de Assis" e "Arthur de Azevedo e Circuito Te conto em Cena" fazem parte recente do seu curriculo.

Renato Badeco: Músico e Produtor, graduado em Licenciatura em Música pela UFRJ, cursou música com ênfase em canto na Escola de Música Villa Lobos, violão erudito com Paulo Targino e harmonia funcional no Conservatório de música do Estado do RJ. Trabalha em diversos grupos teatrais como ator, músico, arranjador e preparador vocal e é diretor musical do movimento Arte Jovem Brasileira em Niterói. É integrante dos grupos "Os Rosas" e "Arroz Pilau".

Maria Helena Latini: Professora, escritora, poeta e roteirista de teatro, é pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela UFF. Publicou vários livros, sendo o mais recente, "Duas Mulheres Entardecendo" (2014), em diálogo de textos em prosa poética com a escritora Wanda Monteiro. Participou de antologias como "Poesia Sempre", da Biblioteca Nacional e "Antologia dei Poeti nel Mondo", da Communità Italiana, e escreve textos teatrais.


Serviço

Teatro - "Histórias do mar"
Data: 01 a 29 de outubro de 2016
Horário: Sextas e sábados às 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira)
Classificação etária: livre
Lotação: 60 pessoas
Duração: 60 minutos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.






Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho