O Solar do Jambeiro abre suas portas, na quarta-feira, 05 de outubro de 2016, às 19 horas, para a noite de autógrafos do livro "Presidente Alfredo Backer, Origem silva-jardinense e 50 anos de política", de José Veríssimo Santos Baldez. A obra é uma biografia que ressalta o perfil empreendedor de Alfredo Backer na região fluminense, além de fazer referência ao período de seu governo e às lutas políticas que se desenvolveram na época.

Responsável por uma extensa reforma e embelezamento da cidade de Niterói, que incluiu a criação do Campo de São Bento, abertura e construção do canal da Alameda São Boaventura e a reconstrução de diversos edifícios públicos da cidade (como o Palácio Arariboia), Backer também foi responsável pela instalação do primeiro laboratório de Análises Clínicas em Niterói - isso foi possível graças ao incentivo de sua esposa, D. Anna Amélia Damasceno Ferreira Backer, que enviou seu filho, Dr. Alfredo Damasceno Ferreira Backer, à Europa para comprar os equipamentos.


Alfredo Augusto Guimarães Backer

Clique para ampliar
Filho de João Anastácio Backer e Josepha da Conceição Backer, nasceu em 1851, no município de Macaé. Diplomou-se em comércio e formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro. Clinicou muito tempo em sua cidade natal, Macaé, onde fundou o Partido Republicano Fluminense e integrou as campanhas abolicionistas durante o Segundo Reinado. Integrou a Assembleia Constituinte fluminense em 1892 e foi deputado estadual até 1894, reelegendo-se em 1901.

Na administração de Nilo Peçanha atuou como secretário-geral do estado e foi vereador e presidente da Câmara Municipal em Macaé. Em 1905, foi eleito deputado federal, chegando ao governo fluminense no ano seguinte, em 31 de dezembro de 1906. Depois de enfrentar forte oposição chefiada pelo então vice-presidente e, posteriormente, presidente da República, Nilo Peçanha, acabou desalojado do palácio do governo em Niterói por forças do Exército, um dia antes de terminar seu mandato, em 30 de dezembro de 1910.

Depois desse episódio, Alfredo Backer manteve-se afastado da cena política, embora preservasse sua influência no estado. Por ocasião da sucessão de Oliveira Botelho em 1914, quando ocorreu nova cisão da Assembleia entre os que apoiavam Feliciano Sodré e os partidários de Nilo Peçanha, Backer, sem manifestar-se ostensivamente, recomendou a seus seguidores que dessem seu apoio a Nilo. Na campanha presidencial de 1921, Backer se uniu a Sodré, formando a Comissão Oposicionista Fluminense. Essa comissão apoiou Artur Bernardes contra Nilo Peçanha nas eleições presidenciais de 1922.

Clique para ampliar
Em 1930, aderiu à Aliança Liberal, tendo sido um dos seus líderes no estado. Com a total desarticulação do PRF, participou em 1932 da fundação do Partido Liberal Social Fluminense (PLSF). Este, não conseguiu eleger nenhum representante à Assembleia Nacional Constituinte em maio do mesmo ano. Com isso, Backer passou a integrar o Partido Socialista Fluminense (PSF), pelo qual foi eleito à Assembleia Constituinte fluminense nas eleições de outubro de 1934.

Backer teve seu nome cogitado para ser candidato ao governo do estado pela coligação do partido Popular Radical e do PSF. Entretanto, o almirante Protógenes Guimarães foi escolhido e eleito por um voto de diferença. A sessão foi marcada por sérios conflitos e as eleições foram anuladas. Em novembro de 1935 houve um novo pleito e, consequentemente, a vitória do almirante Protógenes foi ratificada, elegendo-se senadores Alfredo Backer e José Eduardo de Macedo Soares, ambos da Coligação Radical-Socialista. Entretanto, devido a sua precária saúde e idade avançada, ele não chegou a exercer a atividade de senador. Alfredo Backer faleceu no ano de 1937, na cidade de Niterói.


Serviço

Noite de Autógrafos de "Presidente Alfredo Backer"
Autor: José Veríssimo Santos Baldez
Data: Quarta-feira, 5 de outubro de 2016
Horário: 19h
Classificação Etária: Livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00