Marcos Ariel homenageia Herbie Hancock no Cine Jazz

Fechando a temporada 2017, o Cine Jazz deste mês de novembro traz, na terça-feira, dia 28, para o Solar do Jambeiro, o pianista Marcos Ariel, em um tributo ao compositor e grande mestre do piano Herbie Hancock. A noite, que começa com a exibição do filme "Live in Milan" (1964), do Miles Davis Quintet, do qual Hancock fazia parte, começa às 19h. A entrada é franca e a classificação etária é de 14 anos.

Poucos instrumentistas têm ou tiveram uma carreira tão fecunda quanto o norte-americano Hancock, que já atravessa algumas décadas como um dos maiores pianistas da história do Jazz. Nascido em Chicago em 1940, o músico iniciou sua carreira com o trompetista Donald Byrd, que o levou em 1962 para o selo Blue Note. No ano seguinte, foi convidado por Miles Davis a integrar seu quinteto, considerado pelos críticos o mais importante grupo da história do jazz.

Herbie também é um dos principais compositores do gênero e um dos autores que mais contribui para o Realbook (publicação americana que reúne os principais temas de jazz da história e reeditado periodicamente) com composições como "Maiden Voyage", "Dolphin Dance", "Tell Me a Bedtime Story", "Cantaloupe Island" , "Watermelon Man", "Cahamaleon" e "Butterfly" e outras. Sua extensa e premiada discografia inclui não só o jazz, mas incursões por outros estilos musicais como o fusion, a música folke a musica erudita, que fazem do músico um dos maiores instrumentista vivos.

"Live in Milan" registra o concerto de Herbie Hancock com o quinteto de Miles Davis gravado no Teatro Dell'Arte Milão, na Itália, em 11 de outubro de 1964. Do conjunto ainda faziam parte lendas como Ron Carter (baixo), Tony Williams (bateria) e Wayne Shorter (sax tenor). Nele, o quinteto interpreta as canções "Autumm Leaves" (Jacques Prévert e Joseph Kosma), "My Funny Valentine" (Richard Rodgers e Lorenz Hart), "All Blues" (Miles Davis), "All Of You" (Cole Porter) e "Joshua Into The Theme" (Miles Davis e Victor Feldman).

Marcos Ariel - O músico convidado é o carioca Marcos Ariel, renomado pianista da cena instrumental brasileira, que começou no grupo Cantares, em 1976. Após intensivos estudos de piano, ganhou experiência liderando o grupo Usina, com o qual gravou seus primeiros discos. Desde 1981, quando lançou o primeiro de seus mais de 20 álbuns solos, "Bambu", Ariel segue seu caminho, desenvolvendo seu estilo e sua linguagem em várias áreas.

Um dos criadores e diretor musical do renomado espaço de jazz carioca "Jazzmania", apresentou-se por duas vezes no Freejazz Festival, em 1986 em São Paulo e em 1987 no Rio de Janeiro. No fim dos anos 80, quando seu disco "Terra de Índio" teve grande êxito nos Estados Unidos, Ariel passou a se dedicar à carreira internacional, apresentando-se com frequência no exterior, onde já gravou uma dezena de trabalhos.

Paralelo a vários trabalhos solos e coletivos, Ariel integra a reconhecida Banda Zil, formada por Zé Renato, Claudio Nucci, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista.

O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói / FAN com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha.

SERVIÇO:
Marcos Ariel homenageia Herbie Hancock no Cine Jazz
Data: 28 de novembro de 2017, terça-feira
Horário: 19h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222
Classificação: 14 anos
Capacidade: 60 lugares
Entrada franca - Serão distribuídas senhas no local, 30 minutos antes do evento

Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 04/11/2017