Até 31 de abril de 2002, o Solar do Jambeiro apresenta a exposição "Restauração do Solar do Jambeiro", com fotos de Zalmir Gonçalves (1938-2017).

Nestas férias vale uma vista aos jardins do Solar do Jambeiro, que estão abertos à população, das 9 às 19 horas, sempre de terça a domingo.

Além de espécies raras da flora brasileira (todas catalogadas e identificadas), o jardim conta com canteiros de ervas aromáticas e medicinais, a exemplo do Museu Cloister de Nova York. Carrinhos de bebê são bem-vindos, mas bicicletas e skates não são permitidos.

As visitas ao casarão da Rua Presidente Domiciano só acontecem das 14 às 19 horas. Por lá é possível conferir a exposição "Restauração do Solar do Jambeiro". Dividida em módulos, a mostra reúne fotos de Zalmir Gonçalves, organizadas por Roberto Lacerda e Patrícia Sobral, do Studio Palluana, com direito à vídeo-documentário, consultas ao CD ROM do projeto em terminais de computador e vozes dos operários que participaram dos trabalhos.

No módulo da cobertura, podem ser vistos, por meio de fotos e plantas, todos os trabalhos de recuperação estrutural e substituição das telhas. O módulo pisos demonstra os processos de desmontagem total dos pisos, substituição dos barrotes comprometidos e recolocação dos pisos originais.

Também exibe o módulo forros e os projetos das novas edificações a serem integradas ao conjunto arquitetônico do Palacete, tais como Cafeteria e Anexo Administrativo e os trabalhos de recuperação dos jardins, desde o projeto, baseado em fontes iconográficas, até o plantio.

Presidente da Sociedade Gonçalense de Fotografia, Zalmir Gonçalves foi contratado para registrar todo o processo de restauração do Casarão desde o estado em que foi encontrado, completamente abandonado e desgastado pelo tempo, às obras de restauração minuciosas realizadas por uma equipe de restauração, até o momento final, quando a casa foi aberta ao público e tornada equipamento cultural da cidade.

Nota: A mostra voltou aos salões do Solar do Jambeiro de abril a setembro de 2003.

O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195-Ingá, Niterói. Outras informações pelo telefone 2620 1097


Tags:






Publicado em 07/05/2021