Na próxima sexta-feira, 03 de outubro de 2003 entra em cartaz no Solar do Jambeiro, a exposição "Aquarelas" com a obra das irmãs Ana Vasco (1881-1938) e Maria Vasco (1880-1965).

A mostra reúne 60 trabalhos em pequenas dimensões que retratam a natureza quase intacta do começo do século XX. São paisagens dos bairros de Botafogo, Leme, Leblon e Copacabana, além de cidades do interior do estado, como Petrópolis.

"As irmãs Vasco de dedicaram-se exclusivamente à técnica da aquarela durante o final do século XIX e início do XX. E, hoje, podem ser consideradas um das maiores expoentes desta técnica no Brasil", diz o curador da mostra, Cláudio Valério Teixeira.

Anna Vasco - aquarela sobre papel, datada de 1920, 'Paisagem com o Pão de Açúcar visto da frente da fortaleza de Santa Cruz em Niterói' - medindo 27 cm por 32 cm (sem moldura).
A exposição reúne obras cedidas pelo Museu Nacional de Belas Artes, Museu do Ingá/Coleção Banerj e colecionadores particulares. O período de criação das irmãs Vasco foi febril e de constante produção, mostrando claramente predisposição para o trabalho de caráter profissionalizante, e não apenas predileção para ocupar o tempo ocioso.

Elas também participaram com frequência das Exposições Gerais de Belas Artes, nas quais disputavam com suas aquarelas as premiações anuais, juntamente com os artistas profissionais que vivenciavam a arte como um oficio.

Pode-se também concluir que a arte das irmãs Vasco continha, já naquele tempo, um modernismo latente, visível nas suas produções que se ocupavam da cena paisagística como também dos interiores. Não se percebe ali nenhum traço narrativo; o que importa é a luz. Não existe o tema, como academicamente era concebido, as cambiantes de cor e a iluminação são o verdadeiro interesse.

Aquarela

A aquarela é uma das mais antigas técnicas de pintura. Sua história, de certa forma, confunde-se com a da invenção do papel, evento que remonta a dois séculos anteriores à era crista. Como técnica independente e prática constante em ateliês, a aquarela afirma-se a partir da segunda metade do século XVIII, impondo-se como processo de pintura somente no século XIX.


SERVIÇO

"Aquarelas", exposição da obra das Irmãs Ana e Maria Vasco
Data: De 03 de outubro a 29 de dezembro de 2003
Visitação: de 13h às 18 horas

Ingresso R$2(estudantes pagam meia-entrada).
A entrada é franca para maiores de 65 anos e menores de sete

Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói


Tags:






Publicado em 07/05/2021