A partir desta sexta-feira, 27 de outubro de 2006, o Solar do Jambeiro apresenta a exposição "Imigrantes", com trabalhos artesanais em prata do grupo Teor 950, formado por dez artesãos e designers Fluminenses.

A proposta é contar a participação dos estrangeiros na formação da cultura brasileira através da apresentação de 28 objetos de prata.

Na mostra, os artistas Aderval "Cobal", Guta Maciel, Heloísa Ferreira, Key, Leonardo De Aguiar, Lúcia Abdenur, Maura Toshie, Paulino e Paulo Accorsi e Irina Aragão, também curadora do evento, apresentam peças artesanais, todas em prata, e cada uma com um tipo de material adicional, como madeira, pedras, pérolas e tecidos.

Como destaca Irina, os participantes fizeram uma pesquisa sobre o tema, que serviu para a criação de suas joias. "Cada pessoa pesquisou e escolheu um tipo de imigração dos italianos, japoneses, russos. Há até mesmo uma peça que retrata o sentimento de saudade", observa.

A curadora aproveita para ressaltar que o grupo experimenta novas formas de expressão através destas criações por acreditar que a comunicação que elas estabelecem é produto das relações sociais, modeladas pelo contexto da sociedade a que pertencem. "Os objetos são produtos da demanda e da combinação de fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e tecnológicos de uma sociedade", afirma ela.

Toda a produção sofre a influência das culturas estrangeiras que chegaram no país a partir da segunda década do século XIX: suíços, italianos, japoneses, alemães, espanhóis, russos, libaneses, turcos e outros imigrantes. Povos que deixaram para trás suas aldeias e cidades em busca de vida nova num país ainda em formação.

Para tanto, trabalharam no solo, comércio e indústria, formaram famílias, interagiram com a cultura local e fixaram raízes.


SERVIÇO

Exposição "Imigrantes", do grupo Teor 950
Data: De 27 de outubro de 2006 a 28 de janeiro de 2007
Horários: terça-feira a domingo, das 13h às 18h
Ingressos: R$ 3,00
Classificação indicativa: livre


Local: Solar do Jambeiro
End: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói


Tags:






Publicado em 10/05/2021