De volta, nesse momento ainda no formato virtual, o Cine Jazz fará uma homenagem a um dos nomes mais importantes do gênero, o pianista, compositor e arranjador norte americano, John Lewis. O evento será veiculado no sábado, 14 de agosto, às 18h no Instagram (IGTV) e no Facebook do Solar; e no Facebook e Youtube do Cine Jazz.

Lewis nasceu em Illinois, em 1920, numa família de músicos. Aprendeu piano e música clássica muito jovem, e se formou doutor na Manhattan Schooll of Music. Em 1945, passou a integrar a Orquestra de Dizzy Gillespie, mas trabalhou também com outros músicos importantes como Charlie Parker, Lester Young e Ella Fitzgerald.

Em 1949, participou do famoso álbum "Birth of The Cool" de Miles Davis como musico e arranjador de algumas faixas, ao lado de Gil Evans. Em 1951, formou com o vibrafonista Milt Jackson, o baixista Ray Brown (depois Percy Heath) e o baterista Kenny Clarke (depois Connie Kay) o Modern Jazz Quartet, que reunia em sua concepção elementos do jazz e da música clássica.

O som suave e original do grupo se tornou um grande sucesso de crítica e de vendas e eles gravaram em torno de 40 álbuns até a sua dissolução em 1990. Lewis então passou a lecionar piano, jazz e música erudita na Universidade de Harvard, até sua morte em Nova York em 2001, deixando além do material gravado com o MJQ, uma discografia solo com trinta e dois álbuns.

O filme a ser exibido na edição foi gravado numa apresentação do Modern Jazz Quartet realizada em Hamburgo na Alemanha em 1983.

O músico convidado é o pianista, compositor e arranjador Adaury Mothé. Nascido em Campos dos Goytacazes e radicado no Rio de Janeiro há 20 anos, Adaury é graduado em MPB e arranjo pela UNIRIO e possui 27 anos de carreira profissional. Iniciou seu trabalho solo em 2012 trazendo para o jazz brasileiro uma linguagem contemporânea e ímpar através de suas composições e releituras. Desde então já se apresentou com seu trio em locais como Blue Note Rio, SESC, Sala Cecília Meireles e em festivais como Rio Montreux Jazz Festival, o Shell Open Air e o Festival Boa Música em Itacaré na Bahia.





O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói – FAN, com curadoria de Paulo Renato Rocha.


SERVIÇO

Cine Jazz homenageia John Lewis
Data: Sábado, 14 de agosto de 2021
Horário: 18h

Formato VÍDEO

Facebbok do Solar do jambeiro
Instagram do Solar do Jambeiro
Facebbok do Cine Jazz
Youtube do Cine Jazz


Tags:






Publicado em 02/08/2021