Evento, com entrada gratuita, terá microfone aberto e democratização da cultura

Na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, a partir das 17 horas, o Solar do Jambeiro recebe, em edição única, o sarau “A Cultura Resiste” -- criado para possibilitar maior representatividade afro-indígena no âmbito cultural. Na programação, poemas, leitura, música, rodas de conversa e outras atividades artísticas que promovem visibilidade para iniciantes, amadores e produtores independentes. Principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social, econômica e emocional devido ao contexto da pandemia, para que estes obtenham destaque e proporcionem equidade numa sociedade que é plural e diversa. A entrada é franca e o evento terá microfone aberto.

Democratizar o acesso à cultura, tendo como cerne a ocupação dos espaços por meio das manifestações poéticas e artísticas de pessoas não brancas e indígenas. Esse é o principal foco do projeto “A Cultura Resiste”. Preenchendo esses espaços com manifestações culturais, oferecemos um reforço ao posicionamento a favor da diminuição de conflitos e da redução da segregação racial. Através dessa iniciativa, é possível alcançar diversas áreas culturais de Niterói, com o intuito de criar espaços possíveis e democráticos.

O sarau vai incentivar os participantes, principalmente os moradores de periferia e produtores independentes, a usarem a voz a favor da arte e da cultura, criando conexões através da arte da fala; também irá fomentar e promover a diversidade, trazendo para o movimento lideranças e vozes de pessoas pretas; estimular novas interações e a diversidade sociocultural, além de contribuir para a construção de outros movimentos e iniciativas culturais, onde artistas, além de terem o espaço do projeto, possam construir novas ações ou movimentos independentes.

Crédito das fotos: Léo Zulluh


SERVIÇO:

Evento: Sarau Movimento “A Cultura Resiste”
Data e Horário: Única apresentação quinta-feira, (05), às 17 horas
Entrada: Gratuita
Lotação máxima: 40 pessoas
Classificação Etária: livre

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo
Endereço: Rua Presidente Dominciano, 195, Boa Viagem








Publicado em 03/05/2022