O projeto Palco Niterói Discos, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói, recebe nesta quarta-feira, 09 de abril de 2014, às 19h, no Solar do Jambeiro, o show com o duo formado por Carlos Poubel e Evandro Halabay. A dupla terá como convidado o guitarrista Geraldo Brandão, ex-produtor da Niterói Discos. Mensalmente, o Solar do Jambeiro apresenta uma atração musical formada por artistas niteroienses que lançaram álbuns pelo selo institucional da Prefeitura de Niterói.

Carlos Poubel

Um dos mais respeitados e requisitados percussionistas de Niterói, Poubel iniciou a carreira profissional em 1975 integrando, juntamente com o baixista Mazinho Ventura, a banda da dupla de compositores-cantores niteroienses Jolibra e Dorani, com os quais gravou um LP, sendo esta a sua iniciação no universo profissional da música. Neste primeiro trabalho fonográfico, teve a oportunidade e o privilégio de ser regido por verdadeiros ícones da MPB, como o pianista e maestro João Donato e o maestro, produtor e arranjador Rildo Hora.

Carlos Poubel. Clique para ampliar
No fim da década de 1970, formou a banda instrumental Swing Mania, com Raimundo Luis (violão), o Mazinho (baixo), Márcio Bahia (bateria), Renato Franco e Carlos Malta (sopros), entre outros. A banda foi fundada especialmente para se apresentar em um grande evento nas areias da praia de Icaraí.

Desde então, Poubel marcou presença em bandas de grandes artistas da MPB brasileira: Paulo Moura, Antonio Carlos e Jocafi, Joanna, Maria Creusa, Rosinha de Vallença, Emílio Santigo, Gal Costa, Sandra de Sá, Martinho da Vila, Francis Hime e Marcos Valle foram alguns dos artistas com os quais trabalhou, criando uma sólida reputação profissional.

No ano 2000 lançou pela Niterói Discos o CD "UTI - Última Tentativa do Indivíduo", no qual interpretou as composições "Dúvidas", "Quando eu te disser", "Te amo demais", "Monday morning", "Cinema", "Tô na moral" "Cuida de mim", "Rapesadelo" e "Rap end", além da faixa-título "U.T.I", todas de sua autoria, e ainda a música "Enigma", em parceria com Zé Neto e Paulinho Lemos. No disco, onde atuou também como arranjador, contou com as participações de músicos renomados como Zé Neto (guitarra, arranjos e programações de bateria, baixo e teclado), Eduardo Ponti (guitarra), Alberto Barreira (sax tenor) e Sara Jane e Nana Naiana (vocais).

No ano de 2006, novamente em parceria com Mazinho Ventura, lançou pelo Selo Grillo Records, com apoio da Niterói Discos, o CD "Swing Mania - Instrumental Combo". Segundo os próprios autores, "o disco é um resgate do trabalho da banda, com o foco voltado exclusivamente para a música instrumental dançante". No disco foram incluídas as faixas "Boca do Mato", "Mania de Swing" e "Desfile na praia" de Júlio Martins, "Juju's dance", "Ares da Espanha" e "Consequência musical" de Carlos Poubel, "O racha" de Mazinho Ventura, "Isabella" e "Belle Amie" de Mazinho e Poubel.

Evandro Halabey. Clique para ampliar
Poubel é também fundador do grupo Zabatê, com treze componentes, todas mulheres, entre cantoras, percussionistas, guitarrista e baixista.

Atualmente, Poubel continua em plena atividade artística, não somente atuando como músico percussionista junto a artistas como Evandro Hallabey - com quem dividirá o palco no Solar -, Fernando Guitarra, Cláudia Foureaux, Valerie Lou, Juliana Martins entre outros, como também como diretor e produtor musical.

Evandro Halabey

Compositor, gaitista, violinista e cantor, Halabey despontou como líder da "Suzette Drinks", banda cover que tocou o melhor do Classic Rock. Em seu melhor momento, na década de 90, abriram shows para bandas como Barão Vermelho, Kid Abelha e Titãs. Dono de interpretação única carregada de sentimento, tem como suas maiores influências artistas como Bob Dylan, Neil Young e bandas como Beatles e Rolling Stones.

Com o fim do ciclo da Suzette Drinks, Evandro começou a se apresentar acompanhado apenas do violão e gaita, diversificando um pouco mais seu repertório, com interpretação de algumas pérolas da MPB.



Tags:






Publicado em 20/03/2014