Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  MÚSICA, DANÇA E TEATRO NO ARTE DA RUA DESTA SEMANA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O projeto Arte na Rua apresenta uma programação variada e gratuita, na semana de 13 a 18 de maio. O compromisso de levar artistas para os pontos de convivência da cidade vai consolidando o conceito de arte pública, urbana, livre, popular e democrática. Nesta semana, os destaques ficam por conta da homenagem a Cartola na Praça da Arariboia, da música de Kiko Continentino, Marcos Hasselmann, Os Paulos e Márcio Bahia; do teatro infantil "Sonhando de Brincar" e da comédia "Minha Mãe é uma Peça", do ator niteroiense Paulo Gustavo.

Kiko Continentino em Icaraí. Foto de Aloysio Jordão. Clique para ampliar


Começamos a semana com o pianista, compositor e arranjador Kiko Continentino, que se apresenta na esquina da Moreira César com Belisário Augusto, nesta terça, 13, às 18h. Há quatorze anos, o instrumentista integra a banda de Milton Nascimento e no último disco do cantor, "Pietá", estão incluídas duas parcerias de Kiko com Milton. O músico participou ativamente da concepção deste trabalho, escrevendo inclusive um arranjo de cordas, trompas e flautas, regido pelo maestro Eumir Deodato. Ainda com Milton, participou da temporada do show "Crooner", adicionando alguns arranjos seus aos anteriores, de Wagner Tiso. Em 2002. Kiko lançou pela Niterói Discos o CD "O Pulo do Gato", com a participação especial de Milton Nascimento, Bebeto Castilho (do Tamba Trio), Pedro Paulo (dos Copa 5), Chico Batera, entre outros grandes instrumentistas. Kiko estará acompanhado por Rogerio Dy Castro )baixo) e Clauton Sales (bateria e trompete).

Ainda na terça-feira, às 18h, na esquina da Moreira César com Miguel de Frias, o Arte na Rua recebe o músico Paulo Pereira.

Claus Mozi em Icaraí.
Tributo a Cartola é o show criado pelo músico e professor Marcelo Sant'Anna, que o Arte na Rua apresenta, nesta quarta-feira, 14, às 17h, na Praça Arariboia. O espetáculo procura mostrar, de forma informal e pedagógica, a vida e a obra de um dos maiores compositores da música popular brasileira: Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Nesta apresentação, o público vai poder acompanhar através de músicas e de maneira conológica, toda a história deste que foi, sem dúvida, um dos mais importantes personagens do samba carioca.

Entre os fatos marcantes da vida de Cartola, apresentados no show, estão a fundação da Estação Primeira de Mangueira, a influência do niteroiense Ismael Silva, de Bide e Marçal, membros da primeira escola de samba "Deixa Falar", os encontros com seu grande amor: Dona Zica e a importância do jornalista Sérgio Porto (o famoso Stanislaw Ponte Preta) que o ajudou a estruturar sua vida e carreira musical. No repertório, clássicos como "Alvorada", "Ensaboa", "O Mundo é um Moinho" e as "Rosas não Falam", entre outras.

Também na quarta-feira, 14, às 19h, o Arte na Rua apresenta no Teatro Municipal de Niterói, o filme Minha Mãe é Uma Peça, com o ator niteroiense Paulo Gustavo. O longa apresenta a história de Dona Hermínia, uma mulher de meia idade e com filhos crescidos cuja maior preocupação é procurar o que fazer. Sem trabalho ou companheiro, ela passa seu tempo desabafando com a tia idosa sobre as suas tristezas do presente e memória dos bons tempos do passado.

Lougo Mouro na Cantareira. Clique para ampliar
Ainda na quarta-feira, 14, às 20h, a banda Lougo Mouro apresenta show acústico na Cantareira. Energia e emoção não faltam para este grupo que acumula 10 anos de estrada e vários singles autorais. Em 2008, eles lançaram o primeiro EP, produzido por David Baeta, intitulado "Lougo Mouro". Este trabalho levou os cinco jovens de Niterói a viajarem para São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, dividindo palcos com bandas como Detonautas, Nx Zero, Dead Fish, Strike, Glória e Fresno. A Lougo Mouro tem marcado presença em diversos festivais de renome como o Grito Rock, considerado o maior festival integrado realizado ao redor do mundo. Nos shows, o repertório é composto basicamente por músicas autorias, estão presentes canções de seu último EP: Para tudo não acabar em um segundo (PTNC1S), além de duas ou três releituras de bandas que influenciam a sonoridade do grupo, sempre abordando temas como o cotidiano e sentimentos.





Na quinta-feira, 15, às 18h, na praça do Largo da Batalha, o Arte na Rua recebe o Unha de Gato, grupo de samba e choro genuinamente carioca que busca resgatar as tradições da música popular brasileira de qualidade. Preservar e divulgar a cultura musical característica do Brasil, criada no Rio de Janeiro é a proposta do conjunto formado por quatro integrantes e dois percussionistas convidados. Fazem parte do grupo Daniel Scisinio (cavaquinho e voz),Leandro Saramago (violão e voz), Tiago Souza (bandolim) e Ivan Mendes (Clarinete e Percussão),contando com a participação especial nesse projeto de Dinho Rosa (surdo) e Gustavo Carvalho (pandeiro). Com seu último álbum lançado em 2013, intitulado Vários Brasis, o Unha de Gato, traz para este show um repertório, no qual se destacam canções como "Rapadura", "Festão", "Velha Guarda" e 'Vários Brasis', entre outras.

Roda de Blues, com o Renato Zanta Trio. Clique para Ampliar.
Na sexta-feira, 16, às 18h30, na Praça Dom Navarro, é a vez do projeto Roda de Blues mostrar o tradicional ritmo norte-americano, no seu conceito original, em formato acústico, valorizando os instrumentos, as canções e os arranjos clássicos do gênero. No show, o guitarrista Renato Zanata recebe convidados especiais, destacados músicos de blues que tem como essência, uma espontaneidade constante onde o 'feeling" é o requisito principal.

Idealizador e produtor do "Niterói de Alma Blues", tradicional festival que em suas quatro edições, de 2003 a 2007, movimentou a cena Blues niteroiense, Renato Zanata com sua banda (Zanata Blues Trio) acompanhou dividiu o palco com nomes como Victor Biglione, Big Gilson e Ugo Perrota (Big Alambik) , Mauricio Sahady (Atlântico Blues) e Jefferson Gonçalves (Baseado em Blues), entre outros. Além disso, o músico se apresentou na Argentina, em Ilha Comprida, Litoral Sul de São Paulo; e em outras cidades do Estado do Rio.

No sábado, 17, às 11h, na Praça João Saldanha, em Santa Bárbara, o Arte na Rua apresenta o infantil Sonhando de Brincar. As peripécias de duas crianças em férias, que encontram no baú da vovó, entre muitos objetos, um livro colorido que vai despertar nelas a magia da leitura. Entre as muitas estórias contidas no livro se deparam com a de Chapeuzinho Vermelho, daí em diante, criam o seu próprio enredo com o clássico se tornando uma estória divertida e muito pessoal, pois criam os personagens a partir de tudo que encontram neste baú para brincar. Uma estória lúdica e divertida que vai encantar o público infantil.

Ainda no sábado, no mesmo horário, o músico Marcos Halsseman se apresenta no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Dono de um som elegante e eclético, o cantor aproveita a liberdade que o Jazz permite e promove a mistura com o tempero bem brasileiro em suas apresentações. Marcos já se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a orquestra do Iate Real Britânico, além de shows realizados no Brasil e no Exterior. Atualmente o cantor se apresenta em São Paulo com os integrantes do "Sexteto do Jô".

No domingo, 18, três apresentações movimentam o circuito do Arte na Rua.

Às 11h, na Praça da Asa Delta, em Jurujuba, a atração é o músico Márcio Hulk. Vencedor de 2 prêmios Sharp de Música, um dos mais respeitados cavaquinistas do Brasil, se apresentou em diversos projetos pelo país, como o Pixinguinha, Brasil com S, Brasil Brasileiro etc. No exterior, percorreu palcos em Israel, Estados Unidos, Chile, Portugal, Japão, entre outros países, sempre ao lado de artistas como Altamiro Carrilho, Beth Carvalho, Paulo Moura, Alcione, Elza Soares e Zeca Pagodinho.

No Horto do Fonseca, também às 11h, o musical Levanta a poeira, voou capoeira, mistura elementos do teatro e da dança.





No Campo de São Bento, quem se apresenta na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, às 11h, é o músico Márcio Bahia. Nascido em Niterói, este percussionista e baterista teve a influência de músicos na família, começou cedo a aprender música como autodidata e aos 13 anos já tocava bateria. Em 1980, formou a banda Swing Mania, com Raimundo Luis, Mazinho Ventura, Poubel, Renato Franco e Carlos Malta e em 1981, entrou na banda de Hermeto Pascoal, onde está até hoje. Em simultâneo com o seu trabalho com Pascoal, Márcio gravou e excursionou, acompanhando inúmeros expoentes da música brasileira, entre os quais, Dino Rangel, Danilo Caymmi, Roberto Menesca, Wanda Sá, Marcos Valle, Maria Bethânia, Zélia Duncan, entre outros. Há 10 anos integra também o "Hamilton de Holanda Quinteto" e atualmente dedica-se ao "Marcio Bahia Quinteto", divulgando "Quebrando Tudo", seu primeiro trabalho solo, lançando em 2012. Na varanda do Paschoal, Márcio Bahia apresentará composições de autores brasileiros e standards de jazz, acompanhado de Mazinho Ventura (baixo), Dino Rangel (guitarra) e Marcos Nimrichter (teclado).

O 'Arte na Rua' é um circuito de programações promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Esse projeto faz parte do nosso compromisso de transformar nossa cidade, na cidade da Cultura!


Serviço

Paulo Pereira, música
Local: Moreira César com Miguel de Frias
Data: terça-feira, 13/05/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Kiko Continentino, música
Local: Moreira César com Belisário Augusto
Data: terça-feira, 13/05/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Tributo a Cartola, música
Local: Praça Araribóia
Data: quarta-feira, 14/05/2014
Horário: 17h
Ingresso: Gratuito

Minha Mãe é uma Peça, cinema
Local: Teatro Municipal de Niterói
Data: quarta-feira, 14/05/2014
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito

Lougo Mouro, música
Local: Praça da Cantareira
Data: quarta-feira, 14/05/2014
Horário: 20h
Ingresso: Gratuito

Unha de Gato, música
Local: Praça do Largo da Batalha, música
Data: quinta-feira, 15/05/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Roda de Blues, música,
Local: Praça Dom Navarro
Data: sexta-feira, 16/05/2014
Horário: 18h30,
Ingresso: Gratuito

Sonhando de Brincar, infantil
Local: Praça João Saldanha
Data: sábado, 17/05/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Marcos Hasselman, música
Local: Pátio do MAC
Data: sábado, 17/05/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Márcio Hulk, música
Local: Praça da Asa Delta - Jurujuba
Data: domingo, 18/05/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Levanta a poeira, voou capoeira, teatro e dança
Local: Horto do Fonseca
Data: domingo, 18/05/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Marcio Bahia, música
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Data: domingo, 18/05/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito






Tags Paulo Pereira, Kiko Continentino, Lougo Mouro, Unha de Gato, Roda de Blues, Marcos Hasselman, Márcio Hulk, Márcio Bahia,




DOSE DUPLA – BORBOLETA PRETA E PAULO BETO
MARIO SEIXAS E BANDA
SAMBA PRA VER
MAMBO QUE SAMBO
JOÃO TORRADO E BR 80


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com