Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  CURSO DE ARTESANATO E PERCUSSÃO FORMA DEZENAS DE ALUNOS NO BOA VISTA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A prefeitura de Niterói por meio da Secretaria municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) promoveu, na última quinta-feira (03/07), a solenidade de encerramento do semestre do "Projeto Semente", na comunidade do Boa Vista, no Fonseca.

O Projeto, que atua em nove comunidades de Niterói, iniciou sua segunda fase em março deste ano (2014). No polo do Boa Vista, cerca de 40 pessoas foram beneficiadas pelo Semente, com oficinas de artesanato e percussão.

A festa de encerramento reuniu cerca de 200 pessoas, na quadra da Creche Recanto, e contou com a presença do Secretário de Cultura, Arthur Maia, e do vereador Professor Waldeck Carneiro. O evento teve como destaque uma bela apresentação dos alunos de percussão, além de exposição das peças de artesanato produzidas durante as aulas oferecidas pelo programa.

Foto de Rosane Calôr. Clique para ampliar.
De acordo com o Secretario de Cultura, Arthur Maia, o projeto no Boa Vista será ampliado ainda este ano. Maia ainda afirmou que a próxima edição do Semente na comunidade, terá não só o curso de percussão e artesanato, como também mais duas atividades artísticas.

Para o vice-presidente da Associação dos Moradores do Boa Vista, Márcio Cunha, 42 anos, que faz parte do coral musical dos funcionários da Clin, a iniciativa da prefeitura foi de encontro com os anseios daquela comunidade. "A cultura é uma mola para um futuro melhor", disse. Cunha, junto de sua esposa, Rosicleia Cunha, é uma das pessoas que mais apoia o Semente, divulgando as atividades do programa na página da própria comunidade no facebook e convidando os moradores para conhecer a inciativa gratuita.

No Boa Vista, são oferecidas duas oficinas: percussão e artesanato. A cadeira de percussão é conduzida pelos músicos Berg e Gustavo Carvalho, já o artesanato é ministrado pelos artesãos Patrícia Lessa e Joaquim Silva. "Aqui nós ensinamos a fazer artesanato com materiais reciclados. As capas de agenda, os portas retratos e de moedas são todos feitos de caixas de leite e tecidos. São peças politicamente corretas e de qualidade", destaca o professor Joaquim Silva.

O Projeto Semente não tem só o objetivo de levar atividades culturais para pontos específicos de Niterói. A iniciativa é muito maior. Tanto nas modalidades de percussão e do artesanato, que têm alunos que vão de 10 a 70 anos, pode ser visto a ideia de um retorno profissional. Muitas das pessoas que frequentam os cursos do projeto estão despertando para um novo amanhã, como é caso da comerciante, Jorgina Ferreira, mais conhecida como Tia Gina, 65 anos, que viu nas aulas de artesanato um elo financeiro, já que pode produzir diversas peças a baixo custo e de modo sustentável e depois, vender em seu comércio, que fica na própria comunidade.

Foto de Rosane Calôr. Clique para ampliar
O Projeto...

O Projeto Semente propõe desenvolver o processo de iniciação às linguagens artísticas e manifestações culturais em distintos polos regionais do município, através de oficinas. Entendendo a descentralização como uma necessidade para a garantia da democratização cultural, o projeto visa alcançar a população de locais com menor índice de acesso aos bens culturais da cidade, articulando suas demandas e potencialidades com atividades artísticas que podem influenciar na realidade local.

Assim, a proposta sugere o contato inicial com atividades artísticas acreditando no poder criador e transformador da arte, através de ações em diálogo com o desenvolvimento local, acesso a cultura, e desenvolvimento de práticas e manifestações artísticas.

Ao todo, são 12 turmas distribuídas pelo Barreto, Jacaré, Boa Vista, Vila Ipiranga, Grota do Surucucu, Morro do Estado, Maceió e Preventório. Os cursos estão disponíveis para todas as idades e as inscrições devem ser realizadas nas associações de moradores de cada comunidade.

Na imagem, Arthur Maia (Secretário de Cultura de Niterói), Ney Viana (Presidente da Cruz Vermelha, Rodrigo Matos (Presidene da Associsção de Moradores de Boa Vista, Mestre Fiu (Capoeira), Marcio Cunha (Vice-Presidente da Associação de Moradores de BoaVista).
Foto de Rosane Calôr. Clique para ampliar






Tags ,




Neste domingo, o Bloco Semente agita o Campo de São Bento
Bloco Semente no Campo de São Bento
350 crianças e jovens participam de festa do Projeto Semente
Alunos do Aurelino Leal têm manhã musical no Museu Janete Costa
Projeto Semente chega ao Morro do Palácio com oficinas inéditas


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com