Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  RESTAURAÇÃO - CONCEPÇÃO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Segundo Roberto Pane, "Cada monumento deverá ser visto como um caso único, porque tal o é enquanto obra de arte e tal deverá ser também seu restauro".

Imposições de segurança e conforto foram inseridos no projeto de restauração sem deixar dúvidas sobre o que seja original ou do que seja funcional ou moderno. Racionalizou-se o fluxo de público, cujas saídas, agora, permitem um rápido escoamento em caso de sinistro. As passagens, antes obstruidas por acréscimos mal feitos, foram totalmente liberadas e a construção de uma cortina corta-fogo garantiu a barreira entre palco e platéia, assegurando saída tranquila em caso de incêndio.

Esses exemplos são apenas alguns dos ítens exaustivamente estudados no âmbito do projeto global. Houve a preocupação em entender a restauração do Theatro Municipal João Caetano como um processo integrado, onde os núcleos históricos se adaptaram às novas intervenções arquitetônicas e equipamentos inseridos, visando conforto ambiental, segurança e desempenho técnico.

A demolição dos anexos (camarins e operacional) justificou-se pelo rendimensionamento dos novos equipamentos adotados e conforto que os artistas passarão a ter em seus novos camarins. O palco foi dotado de coxias, até então inexistentes, e a interligação dos anexos foi racionalizada, evitando-se desníveis próximos ao palco.

O corpo administrativo e a sala de multi-uso garantiram a permanência do prédio anexo ao teatro, que reprojetado apenas internamente, acoplou-se harmoniosamente ao teatro antigo. A manutenção da antiga volumetria e dos aspectos estéticos do antigo prédio proporcionaram uma leitura clara do alinhamento urbano do começo do século. Sua fachada foi cuidadosamente recomposta com ornatos sugeridos através da iconografia existente.

Atualmente, o complexo do Theatro Municipal João Caetano conta com um conjunto constituído de três (3) corpos edificados: O teatro propriamente dito, os anexos (camarins e operacional) e o anexo administrativo que abriga a Sala Carlos Couto. Estes três núcleos receberam tratamento cromático diferenciado, marcando assim épocas diversas de construção e assinalando funções específicas.







Tags ,




O Rock visita o Forró no Arraiá da Maria Sangrenta
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
"Quem é Você?" convida a artista de Circo Cinthia Nunes
Trocas em Cena debate os desafios da mulher na direção artística
Papo à Live do Solar recebe Mar Fechado


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com