Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  RESTAURAÇÃO - PALCO, URDIMENTO E PANO DE BOCA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Clique para ampliar
Palco e Urdimento

Com a determinação da demolição dos anexos dos camarins e a nova-concepção deste espaço foi possível a redefinição da área de palco (16,50 X 9,50m) e inclusão de coxias Iaterais. Essas coxias foram conseguidas com aberturas de grandes vãos nas alvenarias, estruturados por vigas metálicas aparentes. As antigas escadas foram removidas da área de palco e o emboço foi retirado, deixando à mostra a alvenaria de tijolos em arco. O piso do palco foi substituído introduzindo-se o sistema de quarteladas, até então inexistente.

Quanto a segurança, foi construída uma parede corta-fogo sobre a boca-de-cena, separando a área superior do palco da área sobre a platéia e foi introduzida uma cortina corta-fogo. Para isso, foi necessária a construção de um pórtico treliçado em aço, o reforço da estrutura e o remanejamento do urdimento que ganhou novas varandas metálicas. Toda a área de palco foi dotada de moderno sistema de combate a incêndio, compreendendo hidrantes e sprinklers e de sistema de ar condicionado.

A introdução da cortina corta-fogo consistia em ítem fudamental na segurança do teatro e foi projetada segundo as normas internacionais. É composta por dois painéis móveis revestidos por tecido especial com fibras de sílica que servirá como suporte para a pintura do novo pano-de-boca. Entre os antigos panos pintados para este teatro destacam-se os de autoria de Antonio Parreiras e Thomaz Driendl, que se perderam sem qualquer registro iconográfico.

Pano de Boca

Clique para ampliar
Para criar esse novo pano foi convidado o artista e paisagista Roberto Burle Marx (1909 1994), que preparou uma série de estudos. Num texto de maio de 1993 o artista assim se referiu ao pano-de-boca: "A arte tem sempre um lado imponderável. O meu desejo foi ligar, através da pintura, elementos já existentes de forma equilibrada e que ao mesmo tempo representasse a nossa epoca. Novas soluções foram criadas. Espero que a atmosfera do teatro ligue os detalhes decorativos que já existiam com a pintura do pano-de-boca. Foram nascendo como busca de expressão pictórica que pudesse resgatar de uma forma harmônica o momento histórico desta cidade".


Restauração do Municipal

Introdução  | Concepção  | Fachada e Cobertura  | Sala de Espetáculos  | Salão Nobre  | Sala Carlos Couto  | Camarins e anexos ocupacionais  | Palco, Urdimento e Pano de Boca  | Equipe






Tags ,




Mona canta Dalva, nas redes do Theatro Municipal
Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)
IPHAN anuncia conclusão do processo de tombamento do MAC
"Quem é Você" convida a profesora e escritora Elaine Furlani
Gabriela Linhares assume a gestão no novo selo "Niterói Artes Cênicas'


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com