Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ARTE NA RUA ABRE O MÊS DE SETEMBRO COM APRESENTAÇÕES RICAS EM BRASILIDADE
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Clique para ampliar.


Abrindo o mês de setembro, o Projeto Arte na Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói, segue estimulando as artes a partir do princípio de que as ruas são livres para as manifestações artísticas. Nesta semana, entre os dias 01 e 06, variadas apresentações agitam a cidade, todas selecionadas por meio de uma chamada pública, democrática e transparente.

Entre os destaques, show do músico Eduardo Volks, trazendo o melhor da MPB, do jazz e da música instrumental; o concerto Brasil em Cordas, com o Duo Girão-Reis, num passeio embalado por violão e viola pelos quatro cantos do Brasil; o espetáculo de palhaço Charme, que faz uma reflexão bem-humorada sobre o papel da mulher na sociedade; o show Taléfe, com o músico Vitor Serejo, com um experimento artístico que mistura audiovisual a diversos estilos musicais; e show da cantora Madalenna, que dá um toque especial de black music para diversos ritmos nacionais.

Clique para ampliar
A primeira atração acontece na terça-feira, dia 01, na esquina entre as ruas Moreira César e Mariz e Barros, em Icaraí, às 18h. Quem se apresenta é o músico Eduardo Volks, fazendo um passeio pelo rock and blues, passando pela MPB, jazz, metal e música instrumental. Volks traz um repertório que vai de Simon & Garfunkel, mergulhando em Eric Clapton, Santana, The Police, Dire Straits e Bob Marley. Um dos precursores na técnica de fingerstyle nas noites cariocas - estilo de tocar o violão juntando a melodia, harmonia e usando elementos percussivos -, Volks também atua com professor de instrumentos de corda, teclado e voz.

Na quarta, 02, às 17h, a Praça do Largo do Marrão recebe o concerto Brasil em Cordas, apresentado pelo Duo Girão-Reis, trazendo para o público obras significativas do repertório instrumental das mais diversas regiões do Brasil, com foco especial em ritmos do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, onde a cultura de viola é mais forte e presente. O show é uma espécie de viagem musical pelos quatro cantos do país.

Clique para ampliar
Formado pelo violonista Braulio Girão e pelo violista Bruno Reis, o Duo, que existe desde 2010, sobe ao palco com uma viola, um violão e a proposta fazer uma mistura de brasilidade entre estes dois instrumentos, com as sutilezas da formação de câmara de tradição europeia, chegando a uma sonoridade única, rica em timbres e texturas. O repertório contempla composições autorais, como “Singela” e “Depois de Junho”, e outras feitas por amigos e grandes nomes da música, como “A lenda do caboclo”, de Villa-Lobos.

Ainda na sexta, dia 04, a Praça do Largo do Marrão recebe o show Taléfe, do músico Vitor Serejo. A apresentação será às 18h30. Inspirado por músicas dos Beatles, Clube da Esquina e pelas obras pianísticas de Debussy, o niteroiense Vitor começou a compor aos 15 anos. Suas canções conduzem gentilmente o ouvinte a visualizar a melodia, que é exposta através das paisagens propostas pelas poesias. Sua música supera a tradicional visão de gênero ao mesclar diversos estilos num experimento artístico que conduz a experiências sonoras expressas em suas letras e arranjos.

Em seu show, Vitor, acompanhado de sua banda, apresenta o repertório autoral do seu primeiro álbum solo, intitulado "Taléfe", que será lançado em 2015. O artista se utiliza das melodias do violão associadas ao experimentalismo para propor ao público a visualização de paisagens sonoras. O show, influenciado pelas artes plásticas e cinema, é um convite para as sensações criadas por uma nova música, que engloba diversos conceitos e tenta se diferenciar através da percepção e do contato direto do artista com a plateia.

Clique para ampliar.


No sábado, dia 05, às 11h, na Praça do Ingá, tem o espetáculo Cachinhos Dourados, uma aventura divertida com uma família de ursos que descobre o valor da amizade com uma doce menina. Dirigida por Cezar Cavalcanti e Gugu Araujo, que também fazem parte do elenco junto a Émily Côrtes, Fernanda Sorrentine e Marcelo Andrade, a peça ensina valores sobre obediência e solidariedade, mostrando como Cachinhos Dourados vai aprender que não deve sair de casa sem a companhia dos pais.

Fechando a semana, no domingo, dia 06, às 11h, o Horto do Fonseca recebe a cantora Madalenna, para um show de ritmos brasileiros com toques da black music. Com uma voz suave e marcante, desde muito cedo a música passou a fazer parte da cantora niteroiense, cuja família se reunia religiosamente aos domingos para uma roda de samba, com violões, caixas de fósforos, pratos, talheres - um sem fim de instrumentos improvisados, que embalavam os sucessos de Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Cartola, Nelson Cavaquinho e muitos outros compositores brilhantes.

Com o tempo, caiu na estrada fazendo shows no eixo Rio-São Paulo e, entre muitos trabalhos, fez uma participação especial no CD da pianista americana Joyce Collins, cantando "Por Causa de Você" (Tom Jobim/Dolores Duran), e no CD "Samba Esporte Fino", do amigo, cantor e compositor Seu Jorge, quando gravou a faixa "Mada". O repertório que Madalenna leva para o público do Arte na Rua tem composições próprias, de Djavan, Seu Jorge, Luis Melodia, Geraldo Azevedo, Dafé, Claudio Zoli, Tom/Vinicius, Rappa e Isabela Lago.


Serviço

Show de Eduardo Volks
Data: Terça, 01 de setembro de 2015
Horário: 18h
Local: Esquina de Moreira César com Mariz e Barros

Brasil em Cordas, com Duo Girão-Reis
Data: Quarta, 02 de setembro de 2015
Horário: 17h
Local: Praça do Largo do Marrão

Palhaço Charme
Data: Sexta, 04 de setembro de 2015
Horário: 10h
Local: Horto do Barreto

Taléfe, com Vitor Serejo
Data: Sexta, 04 de setembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Praça do Largo do Marrão

Infantil "Cachinhos Dourados"
Data: Sábado, 05 de setembro de 2015
Horário: 11h
Local: Praça do Ingá

Madalenna
Data: Domingo, 06 de setembro de 2015
Horário: 11h
Local: Horto do Fonseca






Tags Eduardo Volks, Duo Girão-Reis, Vitor Serejo, Madalenna,




DOSE DUPLA – BORBOLETA PRETA E PAULO BETO
MARIO SEIXAS E BANDA
SAMBA PRA VER
MAMBO QUE SAMBO
JOÃO TORRADO E BR 80


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com