Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  NATAL DA CIDADE TERÁ ZÉLIA DUNCAN, TONI GARRIDO E ESPETÁCULO DE LUZES
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O "Natal da Cidade" vai encantar o público, no dia 25 de dezembro, sexta-feira, a partir das 18h, em frente ao Palácio dos Correios, no Centro de Niterói, com show de luzes, projeção mapeada, apresentação dos cantores Toni Garrido e Zélia Duncan e muitas outras atrações.

Sucesso absoluto em 2014, o espetáculo, considerado o maior evento natalino já realizado no município, volta este ano com uma grande programação que vai incluir coral, teatro, cordelistas, dança inclusiva, encenação natalina com pessoas com síndrome de Down, orquestra e banda, com a participação de diversos artistas da cidade. A iniciativa contará ainda com performances circenses, feira de artesanato e food trucks, na Praça Araribóia.

Grupo Teatro Novo. Clique para ampliar
"O Natal da Cidade será uma grande ópera com alma brasileira com a assinatura da Cidade Sorriso e reafirma o papel de Niterói como referência artística, turística e arquitetônica", ressalta o Secretário municipal de Cultura, Arthur Maia.

No dia 25, artistas de circo e brincantes vão recepcionar e fazer intervenções junto ao público. O roteiro começa com a fachada do Palácio dos Correios totalmente às escuras, criando expectativa para a projeção mapeada coordenada pelos premiados VJs Notívago (sucesso no Rio Mapping Festival 2014), Alessandro Boschini, Eletroman e Vigas (tricampeão de vídeo mapping, com trabalhos internacionais importantes em Amsterdã e Moscou).

No início do show, serão projetadas frases de feliz Natal em diversos idiomas e animações em 3D com temas natalinos. Em seguida, será realizada uma cantata com orquestra formada por músicos da cidade, sob o comando do maestro Ewerton Machado, junto a integrantes da Banda Santa Cecília, à Orquestra Aprendiz e a um grande coral, com mais de 60 vozes.

Grupo Corpo em Movimento. Clique para ampliar
Depois, entram em cena: o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzolli e sua banda, com Fábio Lessa (baixo), Flávio Santos (bateria), Felipe Caneca (teclado) e Felipe Tauil (percussão); o Grupo Teatro Novo, com atores com síndrome de Down; o Grupo de Dança Corpo em Movimento, formado por cadeirantes; entre outras atrações.

A noite de celebração chega ao seu auge com a apresentação dos cantores Toni Garrido e Zélia Duncan, acompanhados de orquestra, banda e coral. O repertório mesclará músicas natalinas e canções populares.

O Natal da Cidade é uma realização da Prefeitura de Niterói em parceria com os Correios, o Banco do Brasil e o Atacadão S.A., através da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura - Governo Federal.


Aquecimento da Semana

Na semana que antecede o Natal da Cidade, teremos uma agenda de apresentações na entrada do Palácio dos Correios, sempre às 19h. Confira a programação:

16/12 – Vanja Ferreira

A carioca Vanja Ferreira é uma das mais atuantes harpistas do Brasil. Selecionada no programa Rumos Música Itaú Cultural 2010/2012, Vanja vem expandindo seu trabalho pelo Brasil, Américas e Europa. Harpista Solista da Orquestra Sinfônica Nacional, dedica-se igualmente à música de câmara e a recitais solo. Sua sensibilidade e musicalidade lhe proporcionam convites de maestros e diretores artísticos para se apresentar em diversas cidades brasileiras.

17/12 – Duo Tangere

O Duo recém-criado em 2015, com Edu Louro, no piano, e Alexandre Azevedo, no violino, tem como um dos principais objetivos divulgar a música erudita e popular brasileira através do repertório direcionado a combinação do violino com o piano. Tangere Duo interpreta obras desde o barroco (Vivaldi, Bach, Handel) até a música contemporânea, inclusive com músicas do próprio pianista Edu Louro. Por intermédio de seu variado repertório, o Duo proporciona a uma viagem no tempo ao seu público, além de satisfizer os diferentes gostos musicais do mesmo.

18/12 – Camerata Laranjeiras



Fundada em novembro de 2013, a Camerata Laranjeiras é uma Orquestra Independente sem fronteiras, que atende livremente, jovens estudantes de música, sem fazer julgamentos de classe social, gênero e nacionalidade. A iniciativa nasceu do desejo de três artistas, o violinista carioca Tiago Cosmo, a violinista Alemã Karolin Broosch e a violoncelista Norueguesa Kaja Pettersen que tiveram a ideia de conectar jovens de diferentes camadas sociais aos seus sonhos e paixões através da música. Trata-se de um projeto único no Brasil que tem promovido um intercambio sem fronteiras entre culturas e outras linguagens artísticas para a criação de uma identidade coletiva e novas experimentações musicais.

21/12 – Coral dos Correios



Formado exclusivamente por empregados da Diretoria Regional do Rio de Janeiro, o Coral dos Correios - Comunica-Som – foi criado em setembro de 1973, sendo o primeiro coral de empresas públicas do Brasil. Presente em momentos importantes da história brasileira, o Comunica-Som participou da missa celebrada pelo Papa João Paulo II, no Parque do Flamengo, em 1980.

22/12 – Valerie Lu



Nascida em Montmartre, cartão postal da cidade de Paris, tem a arte na voz, swing no sangue e afinação nas notas. Com seu timbre aveludado canta o amor e a felicidade de viver nos levando em uma viagem de musicalidade. Valerie teve a oportunidade de mostrar seu talento como convidada em shows de vários artistas como: Ângela Rô Rô, Hermeto Pascoal, Leny Andrade, Arthur Maia e etc.

23/12 – Quinteto Brasileiro de Metais



O Quinteto Brasileiro de Metais, formado em 1976, foi idealizado pelo trompetista Sebastião Gonçalves e fundado pelo próprio junto com os músicos Paulo Mendonça (trompete), Almir de Oliveira (trompa), Waldemar Moura (trombone) e José Telles (tuba). O Quinteto foi pioneiro do gênero. Após sua criação os compositores brasileiros começaram a escrever músicas para este tipo de formação instrumental.


Serviço:

Natal da Cidade - show com Toni Garrido e Zélia Duncan
Espetáculo de luz, com projeção mapeada, apresentação de coral, orquestra, grupos musicais, teatro e dança inclusiva
Data: 25 de dezembro de 2015
Horário: a partir das 18h
Classificação: livre
Gratuito

Local: Palácio dos Correios
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 441, Centro, Niterói-RJ
Informações: (21) 2719-9639 – ramal 204


Foto de Thiago Côrtes/FAN






Tags Zélia Duncan, Toni Garrido, Grupo Corpo em Movimento, Grupo Teatro Novo,




‘Natal da Cidade’ encanta público no Centro de Niterói
Natal da Cidade terá show musical e espetáculo de luzes
"Natal da Cidade" leva 9 mil pessoas ao Centro de Niterói
Natal da Cidade leva mais de 5 mil pessoas ao Centro de Niterói
Natal da Cidade terá Elba Ramalho, Toni Garrido e espetáculo de luzes


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com