Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  APRENDIZ ABRE TEMPORADA CELEBRANDO SEUS 15 ANOS
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O Programa Aprendiz está em festa! A iniciativa, mantida pela Prefeitura de Niterói, está completando 15 anos em 2016 e vai promover diversos concertos para celebrar. O primeiro será no dia 23 de março, quarta-feira, às 18h, na Biblioteca Pública de Niterói, que também está comemorando 81 anos este mês.

A data marca ainda o início de uma inédita parceria entre o Aprendiz e a Biblioteca do Estado, que tem como objetivo oferecer aulas no local para jovens, entre 14 e 22 anos. Pelo acordo, serão realizados também shows orquestrais mensais com alunos do Aprendiz por diferentes cantos da Biblioteca.

A apresentação do dia 23/03, com entrada franca, vai contar com uma Sinfônica formada por 40 músicos. O repertório será bem eclético, passeando por temas populares e eruditos, entre eles: “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga; “Egmont”, de Beethoven; “Pavane”, de Ravel; “Valsa”, de Strauss; e “Mestre Vitalino”, de Carlos Cruz.




Fotos de Leo Zulluh
Clique para ampliar.



Programa Aprendiz-Música na Escola

O Programa Aprendiz-Música na Escola é um projeto de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e da Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Após quase uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008. Hoje, a principal orquestra do Programa, a OSA é formada por jovens aprendizes provindos das escolas envolvidas no Aprendiz, que passam a ter aulas diárias de instrumentos e prática em conjunto na Sala Aprendiz, sede da ação. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades - grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas.

Ao longo dessa trajetória de 15 anos de trabalho, celebrada em 2016, o Programa Aprendiz já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes em Niterói, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Serviço

Concerto com a Orquestra Sinfônica Aprendiz – 15 anos
Data: Quarta-feira, 23 de março
Horário: 18h
Classificação: Livre
Entrada Franca/Sujeito à lotação

Local: Biblioteca Pública de Niterói - Auditório
Endereço: Praça da República, s/nº, Centro, Niterói-RJ






Tags ,




Aprendiz no Portal Niterói em Rede
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Sarau no Solar


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com