Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  O ARTISTA PESQUISADOR 2001
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, através da exposição O Artista Pesquisador, realizada em conjunto com o Departamento de Arte da UFF e com o patrocínio do Programa Petrobras Artes Visuais, promove nessa segunda edição um contato vivo entre o público – formado, em sua maioria, por jovens das mais diversas partes do Brasil – e as linguagens e experimentações características de nossa própria época. A exposição, que estará aberta para visitação do dia 24 de novembro de 2001 a 3 de março de 2002, exibe a recente produção de 10 artistas selecionados de todo o Brasil e suas reflexões sobre a arte.

O projeto foi inspirado no programa de pesquisa proposto pelo Prof. David Ecker, coordenador de doutorado em Artes da Universidade de Nova York, que culminou em uma exposição com o mesmo nome, artists as researchers, em 1993. Por ocasião da 1ª Jornada da UFF de Arte e Cultura Contemporâneas, em 1998, o Mestrado em Ciência da Arte, então coordenado pela Profª Piedade Carvalho, resgatou essa experiência, buscando convergir um debate acadêmico com o programa de exposições do MAC. A proposta da primeira edição contou com a imediata adesão do Prof. Luciano Vinhosa, então chefe do departamento de arte da UFF, e de toda a direção do MAC-Niterói, formada por Dôra Silveira, Ítalo Campofiorito e Luiz Camillo Osório.

Nesta sua segunda edição, graças ao patrocínio do programa de bolsas da Petrobras de incentivo às Artes Visuais, o projeto O Artista Pesquisador assume uma dimensão nacional, selecionando dez artistas dentre os 384 inscritos. A comissão de seleção deste ano foi constituída por Cecília Cotrim, Cláudia Saldanha, Luiz Camillo Osório, Dôra Silveira e Luiz Guilherme Vergara, representando a direção do MAC-Niterói.

Importância

Mário Pedrosa sintetizou perfeitamente a importância do projeto Artista Pesquisador na identidade e função do MAC como museu de e para a arte contemporânea: "Diferentemente do antigo museu, do museu tradicional que guarda, em suas salas, as obras-primas do passado, o de hoje é, sobretudo, uma casa de experiências. É um paralaboratório. É dentro dele que se pode compreender o que se chama de arte experimental, de invenção. É, já agora, lugar-comum da crítica contemporânea a verificação da mistura de todos os gêneros de arte tradicional… Outra característica das atividades artísticas contemporâneas é o direito ilimitado à pesquisa e, sobretudo, à experiência, à invenção… A função do museu moderno entra aí: é ele o sítio privilegiado onde essa experiência se deve fazer e decantar."


Serviço:

“O Artista pesquisador”, coletiva
Curadoria: Cecília Cotrim, Claudia Saldanha, Dôra Silveira, Luiz Camillo Osorio e Luiz Guilherme Vergara
Local: Mezanino
Abertura: 24 de novembro de 2001
Visitação: 24 de novembro de 2001 a 3 de março de 2002

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481






Tags O artista pesquisador 2001,




Coletivo Entreartes abre a exposição "Ressurgência", no MAC Niterói
IPHAN anuncia conclusão do processo de tombamento do MAC
"Um Autorretrato Cubano" é a primeira exposição virtual do Mac Niterói
Yuli Yamagata abre exposição inteira feita especialmente para o MAC
Coleções afetivas: acervo de arte de uma cidade


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com