Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  EMANUEL MONJARDIM
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Emanuel Monjardim Lait, nascido e residente em Niterói, aluno do Centro Educacional de Niterói, autodidata, começou a se expressar artisticamente aos 15 anos por meio do desenho e da pintura. Sua primeira exposição individual realizou-se no Museu de História da Arte do Estado do Rio de Janeiro (Museu do Ingá).

Participou de diversas individuais e coletivas, como o Salão da Primavera 2000 (Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do evento 'Niterói Arte Hoje', realizado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), que fez uma panorâmica de toda a arte praticada em Niterói.

Ingressou na Faculdade de Arquitetura e depois transferiu-se para o curso de Direito. Participou das exposições coletivas Universidarte e Fronteira Zero.


    Crítica

    "Nesta sua segunda individual eu constato o seu amadurecimento: os traços tornaram-se mais incisivos e suas cores representativas de um estágio que se enquadra no Movimento Concreto que teve tantos expoentes no Brasil – como Lygia Pape ou Alfredo Volpi em determinada época de sua carreira. Racionalidade, umas das características marcantes do Concretismo está presente o tempo todo nas formas de Emanuel – são linhas que se inclinam ou se cruzam produzindo formas geométricas equilibradas e perfeitas. A composição que se pode acreditar rígida, na verdade é poética e fala por si só. Ele pertence àquela corrente dos artistas que se preocupam com a forma perfeita e essa perfeição ele busca incessantemente, guardando as proporções no espaço bidimensional, onde ele se expressa: proporções dinâmicas, número de ouro, ou retângulos áureos, ele traduz em desenhos que trabalha instintivamente, uma vez que é autodidata. Mas o resultado é como se ele estivesse experimentando incessantemente essas relações, baseado no estudo das proporções, que tem sua origem no Renascimento, com Leonardo da Vinci e arquitetos como Michelangelo e Palladio. Trabalho é o lema de Emanuel: trabalho minucioso e persistente." Isis Braga

    "Emanuel Monjardim é um artista autodidata, mas isto não quer dizer que sua obra não conheça e aprofunde as investigações de outros artistas. Suas pinturas e desenhos se inserem na tradição construtiva brasileira, onde o espaço do plano deve ser domado e estruturado pelo labor minucioso e preciso de suas linhas. Alguns nomes poderiam ser citados como referência histórica para o trabalho de Monjardim como Ivan Serpa, Willys de Castro, os Metaesquemas de Hélio Oiticica, Almir Mavignier e Lygia Pape dentre outros. A cor no seu trabalho, quando há, está delimitada pelas linhas que se organizam ritmadamente, fazendo com que a experiência retiniana torne o espectador um participante, com seu olhar fluindo constantemente na composição do artista." Felipe Barbosa







Tags Emanuel Monjardim,




Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)
José Mattoso Maia Forte (1873-1945)
Os preparativos para a imersão na Europa
O Barrismo
A foz do Rio Icarahy


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com