Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  SÉRGIO CHIAVAZZOLI - "ARMANDO TODAS" (2002)
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Sérgio Carlos Rodrigues Coelho, que adotou o sobrenome da família materna, não se lembra de sua vida antes de aprender a tocar violão. E nem poderia, pois com apenas quatro anos já arranhava alguns acordes. Produtor musical, arranjador e compositor, iniciou a carreira aos 7 anos na banda de baile formada pela família. Trabalhou com nomes como Oswaldo Montenegro, MPB-4, Quarteto em Cy, Maria Bethania, Milton Nascimento, Belchior e Moraes Moreira. Hoje acompanha o cantor Gilberto Gil como guitarrista e diretor musical, nesta parceria atuou como co-produtor do DVD Eu, Tu, Eles.

Projeto iniciado em 2000 e gravado em 2002 pelo selo Niterói Discos, "Armando Todas" é uma homenagem a Armandinho, inventor do pau elétrico (aquela guitarrinha baiana). São músicas instrumentais de muito bom gosto. Solos de bandolim, viola de 12 cordas, guitarra baiana, entre outros instrumentos, caracterizam o baião, a valsa e os outros ritmos que se misturam nessa obra de arte.

Para as participações, Serginho, como é conhecido entre os amigos, convidou músicos conceituados, como o ex-Novos Baianos Jorginho Gomes, o ex-A Cor do Som Mú Carvalho, o percussionista Marcos Suzano, o baixista Arthur Maia e o percussionista do Gil, Gustavo de D'Alva.

O disco começou a ser elaborado quando o produtor Fábio Motta, do estúdio Castelo, o convidou. "Eu ainda não estava afim de fazer o disco, mas comecei a preparar as minhas programações. Ele é um disco instrumental, mas não é de improvisos", comenta Chiavazoli. Produzido numa fase na qual o músico estava avesso à bateria, o disco só tem uma música de estúdio com o instrumento na segunda parte, a "Armando Todas". E a versão ao vivo também tem bateria porque foi gravada durante um show da turnê de Gil em Lowell.

Com as faixas escolhidas, Chiavazzoli começou a chamar quem ele queria que participasse no CD, tipo "essa música aqui eu quero com o baixo do Arthur (Maia)". Aí ele chegava "Como é que você quer que eu toque?". Eu só dizia "toca igual ao Arthur", "toca igual ao Mú (Carvalho)", e assim por diante.

"Armando Todas" é o primeiro disco que tem na capa a assinatura de Chiavazzoli, mas ele reivindica a autoria também de "Seu Francisco", homenagem de Oswaldo Montenegro a Chico Buarque ("O disco leva o nome do Oswaldo, mas ele foi preparado em três meses em que eu dei aula para ele"), e "Natal com Cavaquinho", disco com músicas de natal em ritmo de pagode, que a Warner lançou anônimo ("O artista não assina, mas ele acaba sendo o dono do disco.").

Ficha Institucional:

Prefeito: Jorge Roberto Silveira
Presidente da Fundação de Arte de Niterói: Cláudio Valério Teixeira
Coordenador de Produção: Paulo Renato Rocha






Tags Sérgio Chiavazzoli,




De olho nas plataformas digitais, a Niterói Discos pede passagem
Niterói Usina Musical apresenta Tuca Marques e Vinicius Figueiredo
Niterói Discos lança novos CDs em seus 21 anos
Gustavo Stephan lança "Catavento", seu primeiro CD infantil
O Palco Niterói Discos apresenta Francisco Falcon


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com