Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  RODRIGO RODRIGUES
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Niteroiense, Rodrigo Rodrigues, filho de costureira, artista plástico e ilustrador é formado em 2009 pela ESEHA-UFF (Pestalozzi).

Desde a mais tenra idade, impulsionado por seu pai, colecionou diversos livros de história geral e história natural. Tal fato despertou nele profundo interesse em assuntos relacionados à espiritualidade, ciência, arte e moda.

Aos 14 anos ingressou na escola pública, e foi lá seu primeiro contato com livros teóricos e pictóricos de história da arte. A arte grega, egípcia, japonesa e hindu influenciaram muito de sua produção até então puramente intuitiva e amadora.

Passados alguns anos, antes de iniciar seu curso superior, descobriu Alphonse Mucha. Coincidentemente, neste mesmo período, trabalhou em uma floricultura, onde dedicou-se, por várias horas ao desenho de observação e ao estudo estrutural de elementos botânicos.

Já com seu curso em andamento, influenciado pela arte japonesa expressa no Art Nouveau, estilos como Ukio-e e Sumi-e, e em artistas como Aubrey Beardsley e Romain de Tirtoff desenvolveu um trabalho voltado para temas mitológicos, místicos e simbólicos.

Paralelamente, trabalhou em desenhos para tatuagem, de onde recebeu influência da moda e da cultura underground.

Atualmente vem desenvolvendo um trabalho voltado para as minúcias, como forma de crítica ao minimalismo e ao utilitarismo, tornando assim sua estética incomum e rica em valores. Tem como fontes de inspiração temas da filosofia primeira (metafísica) e do inconsciente.

O dinamismo e detalhamento faz com que o olhar do espectador passeie várias vezes sob seu trabalho, composto basicamente por pontos e linhas. Linhas essas, ora retas, ora sinuosas, que podem ser subentendidas como um cosmos ou um alfabeto ancestral, passível a inúmeras interpretações e traduções.







Tags Rodrigo Rodrigues,




Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)
José Mattoso Maia Forte (1873-1945)
Os preparativos para a imersão na Europa
O Barrismo
A foz do Rio Icarahy


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com