Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ORQUESTRA ALEMÃ FAZ TEMPORADA NO RIO E EM NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Orquestra de Sopros alemã JUGGE chega ao Brasil para participar de uma série de concertos nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, ao lado de formações orquestrais do Programa Aprendiz | Música na Escola. A maratona, resultado do programa de intercâmbio musical Brasil x Alemanha realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), terá início no dia 30 de agosto, terça-feira, às 18h30, no Salão Leopoldo Migues (Escola de Música da UFRJ).

Ao todo serão quatro apresentações. Além do dia 30/08, haverá shows nos dias 31/08, no Teatro Municipal de Niterói; no dia 02/09, na Biblioteca Parque de Niterói; e, por último, no dia 06 de setembro, na Biblioteca Parque Estadual (Centro do Rio).

Composta por 40 jovens músicos, entre 13 e 21 anos, a JUGGE será conduzida pelo maestro Milos Gluckmann e traz no repertório algumas "Folks Songs"– as canções populares germânicas – como "Stell Dich Ein in Oberkrain", "Vom Egerland Zum Moldaustrand", "Polka Party", "Schlag auf Schlag" e "Die Tollkühnen Männer".

Já os músicos do Programa Aprendiz vão mostrar obras de grandes artistas brasileiros, como Chiquinha Gonzaga (Lua Branca), Jacob do Bandolim (Assanhado), Villa-Lobos (Preludio, Bachianas nº4), e clássicos de nomes consagrados como Mozart (sinfonia 38) e Ravel (Pavane pour une enfant defunt).


A Orquestra JUGGE

A Orquestra de sopros Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben, conhecida como JUGGE, é originária da região histórica e cultural de Gersthofen, que fica a cerca de 60 quilômetros de Munique, na Baviera.

Fundada em setembro de 1955, a JUGGE tem como objetivos proporcionar formação musical para jovens e promover a cultura e as artes por meio de atividades e encontro musicais variados, contribuindo para valores como os da compreensão e da tolerância internacional. A orquestra já realizou intercâmbios musicais com diversos países como Áustria, Grã-Bretanha, Dinamarca, Suécia, República Checa, Noruega, Rússia etc.

Em 2013, a formação orquestral "Gersthofer Blasharmoniker", composta por ex-membros da JUGGE, esteve no Brasil para uma série de concertos, realizando um deles junto com alunos do Programa Aprendiz, em Niterói (RJ). A apresentação resultou em parceria e, em 2014, três jovens músicos do Programa Aprendiz foram para Gersthofen, onde participaram de concertos, divulgando a musicalidade brasileira e conhecendo a cultura local. Essa troca de experiências entre a JUGGE e o Aprendiz se repetiu em 2015, quando mais seis alunos do programa brasileiro foram para a Alemanha.


O Programa Aprendiz

O Programa Aprendiz | Música na Escola é um programa de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, pela Prefeitura municipal.

A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens por meio do ensino da música. Assim, estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Após quase uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), em 2008.

Ao longo da trajetória de 15 anos de trabalho – celebrados em 2016 – mais de 20 mil crianças e adolescentes passaram pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Serviço

JUGGE (Orquestra Alemã) com a Orquestra Sinfônica Aprendiz e Banda
Data: Terça-feira, 30 de agosto
Horário: 18h30
Duração: 120 min
Entrada Franca
Local: Salão Leopoldo Migues (UFRJ)
Endereço: Rua do Passeio, 98, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ

Orquestra alemã JUGGE no Teatro Municipal de Niterói
Data: Quarta-feira, 31 de agosto
Horário: 12h30
Duração: 75 min
Ingresso: R$ 4
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro de Niterói - RJ

Orquestra alemã JUGGE e Banda Sinfônica Aprendiz na Biblioteca Parque de Niterói
Data: Sexta-feira, 02 de setembro
Horário: 17h
Duração: 80 min
Entrada Franca
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº, Centro de Niterói - RJ

Orquestra alemã JUGGE e Banda Sinfônica Aprendiz na Biblioteca Parque Estadual
Data: Terça-feira, 06 de setembro
Horário: 18h
Duração: 80 min
Entrada Franca
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261 - Centro do Rio de Janeiro - RJ






Tags JUGGE,




Aprendiz no Portal Niterói em Rede
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Sarau no Solar


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com