Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ NO TEATRO JOÃO CAETANO DO RIO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) se apresenta no Teatro João Caetano, no Centro do Rio, nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, às 19h. O concerto faz parte das comemorações dos 15 anos do Programa Aprendiz e será aberto pela orquestra de cordas Camerata Laranjeiras. Os ingressos custam R$ 4,00.

Formada por 40 jovens instrumentistas do Programa Aprendiz | Música na Escola, com idades entre 14 e 24 anos, a OSA conta com grupos de cordas e sopros, violinos, viola, violoncelo, flauta transversa, trombone, trompa, clarineta e fagote.

No show, a OSA vai mostrar obras de grandes artistas brasileiros, como Chiquinha Gonzaga (Lua Branca), Jacob do Bandolim (Assanhado), Villa-Lobos (Preludio, Bachianas nº4), além de clássicos consagrados de Mozart (sinfonia 38) e Ravel (Pavane pour une enfant defunt).

Clique para ampliar
Antes de a OSA entrar em cena, o palco será ocupado pela Camerata Laranjeiras, uma orquestra de cordas que une jovens de diferentes localidades do Rio. O repertório do grupo terá um misto de gêneros, combinando música clássica, Folk Music, Hip Hop, MPB, Rock, Música Alternativa, Música de Rádio, entre outros ritmos.

A Camerata Laranjeiras tem se afirmado como uma orquestra “artvista” (ativismo através da arte), conscientizando as pessoas de como poderosa é a música e de que a arte é a chave para mudar uma realidade desfavorável.


O Programa Aprendiz

Considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, o Aprendiz | Música na Escola teve início em 2001, na cidade de Niterói - RJ.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura municipal e gerenciada pelo Instituto Memória Musical Brasileira - IMMuB, tem como objetivo ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Assim, estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão).

O Programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), em 2008.

Ao longo de 15 anos de trabalho - celebrados em 2016 - mais de 20 mil crianças e adolescentes já passaram pelo Aprendiz.


OSA em foto de Thiago Côrtes. Clique para ampliar.



Serviço

Orquestra Sinfônica Aprendiz no Teatro João Caetano
Abertura com a Camerata Laranjeiras
Data: Quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Horário: 19h
Duração: 90 min
Ingresso: R$ 4,00
Capacidade: 1100 lugares
Classificação etária: Livre

Local: Teatro João Caetano
Endereço: ?Praça Tiradentes, s/nº, Centro, Rio de Janeiro - RJ


Clique para ampliar.






Tags Orquestra Sinfônica Aprendiz,




Programa Aprendiz abre edital para a nova Orquestra Jovem de Niterói
Aprendiz no Portal Niterói em Rede
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com