Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  LUIS FERNANDO VALVERDE SALANDÍA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Luis Fernando Valverde Salandía nasceu em Tegucigalpa, Honduras, no ano de 1963. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, 1986, tendo como orientador de projeto final o professor João Sampaio. Realizou pós-graduação em Economia Política da Urbanização, no Instituto Bennett, Rio de Janeiro, 1991, e concluiu mestrado em Urbanismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

Iniciou sua carreira profissional integrando a equipe do Centro de Pesquisas Urbanas, sob a coordenação do professor Carlos Nelson Ferreira dos Santos, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, Rio de Janeiro, nos anos de 1985 e 1986. Participou da equipe da empresa BRASRIO, elaborando projetos de edifícios institucionais em Manaus, Vila Velha, Teresina, Belém e São Paulo, e de conjuntos habitacionais em Rio Branco, Bauru, Marília, Lençóis Paulista, Itapira e outras cidades. Integrou, também, a equipe que elaborou o Diagnóstico Ambiental e o Plano Diretor de Niterói, sob a coordenação de João Sampaio e Sônia Mendes.

Participou do corpo de jurados do Instituto de Arquitetos do Brasil, de 1994 a 1997, e também da comissão julgadora no Concurso "Arquiteto do Amanhã", em 1995 e 1996. Exerceu os cargos de Diretor do Departamento de Urbanismo de Niterói, de 1993 a 1997, e de Subsecretário Regional das Praias Oceânicas de Niterói, 1998 a 2000, quando promoveu parcerias com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, para elaboração do CD Rom Caderno Região Oceânica e Projeto Lagoa de Itaipu.

Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, elaborou o projeto de zoneamento do entorno da Lagoa de Itaipu. Coordenou, ainda, o cadastro das áreas públicas da Região Oceânica de Niterói. Teve participação nas publicações do manual Padrões Arquitetônicos e Urbanísticos para auto-construção, publicado pelo IBAM, Rio de Janeiro, 1987, e no artigo São Lourenço - Um Resgate na História Viva de Niterói, da revista Projeto, n° 160, São Paulo, 1992.

A partir de 1989, passou a integrar o Corpo de Jurados da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Chegou a se tornar Chefe de Gabinete da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente, na Câmara Municipal de Niterói, e membro do Núcleo de Urbanismo da Câmara Municipal. Realizou projetos residenciais para vilas e edificações unifamiliares em Niterói e integrou a Auad & Valverde Arquitetura e Urbanismo.

Conquistou o Primeiro Lugar no concurso "Trabalhos sobre Habitação de Interesse Social", promovido pelo Banco Nacional de Habitação - BNH, Rio de Janeiro, 1985, e Menção Honrosa na categoria Valorização, Conservação, Restauração do Acervo Arquitetônico, Histórico ou Paisagístico, da XXX Premiação Anual do IAB - Rio de Janeiro, com o trabalho São Lourenço, um Resgate na História Viva de Niterói.






Tags Luis Fernando Valverde Salandía,




Emmanuel de Macedo Soares (1945-2017)
K. Lixto (1877-1957)
Memória: Dois niteroienses entre os Maiores Brasileiros Vivos em 1924
Manoel Benício (1861-1923)
Cláudio Valério Teixeira (1949 - 2021)


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com