Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  EXPOSIÇÃO CELEBRA OS 15 ANOS DO PROGRAMA APRENDIZ
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Chegou a vez da Região Oceânica! No embalo das comemorações pelos seus 15 anos, o Programa Aprendiz – Música na Escola, mantido pela Prefeitura de Niterói e considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, leva a sua exposição fotográfica “Aprendiz: 15 anos de música e cidadania” para o Shopping Itaipu Multicenter.

Promovida Pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que também cuida da gestão do Aprendiz, a mostra reúne histórias e momentos marcantes da trajetória de 15 anos do Programa. Sob curadoria de Alline Ourique, que também é autora da maioria das fotos, o foco da mostra é o caráter transformador característico do programa sociocultural. Através do ensino da música, o Aprendiz busca atuar na forma que crianças e adolescentes percebem o mundo e na maneira que se expressam.

Na exposição, o público poderá apreciar imagens de atividades como a musicalização nas escolas, os concertos e apresentações realizados em teatros, praças e outros espaços, registros dos intercâmbios culturais com Noruega e Alemanha, e também sobre os Grupos de Referência do Aprendiz. Um destaque interessante é a seção ‘Personagens’, que traz a história de seis ex-alunos do Programa, contrastando fotos deles pequenos e dos dias de hoje.


O Programa Aprendiz

Criado na cidade de Niterói/RJ em 2001, o Programa de educação musical surgiu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Fundação Municipal de Educação - FME) e a Secretaria Municipal de Cultura (Fundação de Arte de Niterói - FAN). Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

O Programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2007, a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA) em 2011, e a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) em 2014. Ao longo de 15 anos de trabalho, estima-se que mais de 20 mil crianças e adolescentes já tenham passado pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.


Serviço

"Aprendiz: 15 Anos de Música e Cidadania"
Visitação: até 20 de novembro de 2016
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingo e feriados, das 12h às 21h
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

Local: Shopping Itaipu Multicenter
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 - Itaipu
Telefone: (21) 2608-0011



Clique para ampliar.






Tags Aprendiz,




Aprendiz no Portal Niterói em Rede
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Sarau no Solar


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com