Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  MÁRCIA HAYDÉE
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Márcia Haydée Salavarry Pereira da Silva nasceu em Niterói, no dia 18 de abril de 1937 e sempre teve um único interesse: o balé e os espetáculos. A paixão pela dança começou cedo e, aos três anos de idade, já ensaiava seus primeiros passos. No Brasil, teve formação com Yuco Lindberg e Vaslav Vetchek. Após, estudou na Royal School de Londres, e lá a bailarina permaneceu por quatro anos na grande companhia do Marquês de Cuevas.

Em 1961, John Cranko, recentemente nomeado diretor do Ballet de Stuttgart da Alemanha, contratou Márcia Haydée como 1ª solista. Cranko inspirou-se nela para coreografar grandes obras como Romeu e Julieta, Eugène Oneguin e A Megera Domada. A partir daí muitos outros coreógrafos criaram para ela obras que figuram atualmente no repertório de um grande número de companhias.

Com o ballet de Stuttgart foi convidada a se apresentar em todos os principais centros de dança, de New York a Moscou, de Londres a Paris, também se apresentando no Brasil.

Márcia Haydée foi convidada para atuar por quase todas as grandes companhias do mundo. Entre seus “partners” se encontram os mais importantes bailarinos do mundo, entre eles Mikhail Baryshnikov, Rudolf Nureyev, Paolo Bertoluzzi, Anthony Dowel, Jorge Donn e Richard Cragum, com quem foi casada por 16 anos.

Dedicado a Márcia Haydée, John Neumeier fez o filme Dama das Camélias, onde Márcia desempenhou o papel principal. Ela recebeu numerosas homenagens, como a da Universidade de Stuttgart, que lhe conferiu o título de Doutor “Honoris Causa” e do Presidente do Conselho de Ministros do Bade Wurtemberg, que a nomeou professora.

Em 1996, Márcia Haydée resolveu dedicar-se à vida pessoal e passou a viver em uma casa de campo, a quarenta quilômetros de Stuttgart. Contudo, em outubro de 1999, aos sessenta e dois anos, ela voltou a apresentar-se, dançando a peça Tristão e Isolda, com o bailarino brasileiro Ismael Ivo, na Alemanha.








José Mattoso Maia Forte
Os preparativos para a imersão na Europa
O Barrismo
A foz do Rio Icarahy
As imagens perdidas do "panno de bocca" do Theatro Santa Thereza


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com